sábado, 2 de janeiro de 2010

Pikinina - Principio de Verão 2011







PRINCIPIO  DE VERÃO
2011

Apontamento desta "guerra" por conexidades num espaço  tão reduzido para trabalhar, contudo tem-me sido interessantíssimo.


O objectivo é,sem preocupações com o tempo,construir uma ramificação proporcional em conexidades ao tamanho da árvore.


Para numa fase final do desenho mostrar bastante a ramificação.


Por isso a minha unica intenção neste tempo tem sido a ramificação,não me concentrando no aspecto geral,nas dimensões da folha,etc...




Está praticamente concluída esta fase,com os ramos base "construídos" , e futuramente desde eles começar a "investir" na massa verde através de pinçagens unicamente.








Vista de cima








PIKININA
PRINCIPIOS DE VERÃO 2011

No aspecto geral (que por agora não é o mais importante) encontra-se assim :






O pequeno Jin tem sido também trabalhado com o tempo...
Deteriorizando-se a madeira com o tempo,limpando,seguindo minunciósamente os "focos" de apodrecimento e repetindo a
tarefa ao relógio dos factores do clima ...


JIN

26 Junho 2011









Uma pequeno Shoin que tenho vindo a registar a sua evolução e os pequenos trabalhos que vão sendo nesseçarios  executar.

E que é a 2ª residente do OLEAL que estou a construir aos poucos..


Como futuro próximo , nos finais do próximo Inverno  será transplantada para novo solo e envasada num vaso especializado para Bonsai, e entretanto será apenas trabalhada com pinçagens .
Para compactar a ramificação e naturalmente a folha irá reduzindo conforme a brotação for mais abundante e mais junta.


OLEAL



3 comentários:

Unknown disse...

Olá Rodrigo!!
Parabéns pela árvore, está muito linda!! E ficará ainda mais com toda certeza!! Conicidade, harmonia... já consigo ver o projeto final dela como vens a conduzindo, parabéns pela sensibilidade!!
Agora, tenho sentido falta de sua presença tão motivadora nesse kintall...
Forte abraço,
Leonardo Couto

Adriano disse...

Olá Rodrigo!!!
Parabéns pelo seu trabalho,
já estou acompanhando por algum
tempo, e tem sido muito útil para
mim.
Sou iniciante em bonsai, mais falando sério estou encantado com esta ARTE.
At
Adriano, (clikwebbr).

Rodrigo Sousa disse...

Olá Leonardo e Adriano.

Viva Leonardo.
Obrigado pelo comentário.
A árvore é muito pequenina,tem cerca de 20 cms e está a ser interessante "guerriar" por proporções coerentes de ramificação e se tudo correr bem penso manter aos meus cuidados por muitos anos e ir apurando o conjunto, com os trabalhos regulares para fazer um shoinzinho da especie para o Oleal que estou a construir.

Leonardo nesta altura pouco tempo tenho para o lazer,vivo numa região de praias e sol muito requesitada por o turismo sazonal nos meses de maior calor, mas depois "vingo-me" nos meses mais tranquilos profissionalmente.

Um abraço do lado Verão do globo !!


Adriano muito bem vindo aqui a este espaçito.
Desde já está à vontade para sempre que tenhas vontade comentar..

Adriano penso que tens sorte em te teres encantado por esta actividade,é bastante interessante,e há mil e uma maneiras de se tirar prazer dela.

Pessoalmente a unica regra que penso que tem é ser proibido stress,de resto vái-se tentando sempre melhorar (normalmente apartir dos erros)...técnica,cultivos,coerencia com as especies e o desenho, e o mais importante penso eu que gostemos do trabalho que se está a tentar fazer em consonancia com a planta, seja qual for o carisma.

Agradeço o comentário positivo,fico contente claro.

Uma saudação grande.