sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Eucalipto Nana



Pertence a uma variedade anonizada da especie.
Penso fazer dele um estilo muito baseado na sua maneira de crescer na natureza.


   29 agosto 2009











Aqui um desenho ainda muito vago,mas para me basear no que pretendo para a arvore.




Já comecei a tentar descobrir as suas respostas,e a enteragir com o seu funcionamento.

Ajustarmo-nos os dois.
Inicio     Menu

3 comentários:

jonasborgia disse...

Muito Legal a iniciativa.
Eu também estou interessado em fazer um Yamadori de Eucalipto, para obter uma planta bem natural. Navegando pela Internet não encontrei fotos de Eucaliptos muito antigos. Tenho por base alguns na minha região com cerca de 30/40 anos.
Se você tiver alguma foto, gostaria que compartilhasse comigo, pois tenho muito interresse.
Parabêns pelo Blog.
Valew

jonasborgia disse...

Aliás, meu email: jonasborgia@bol.com.br

Rodrigo Sousa disse...

Olá ,viva Jonas.
Bem vindo aqui.

Jonas fez no dia 23 de Maio um ano que recolhi um pequeno rebento da especie,não tem muito que mostrar mas vou tirar fotos e publicar aqui o desenvolvimento do 1º ano,cresceu bem e está a engrossar também,ou seja para agora está só na "engorda" .
Precisamente porque gostava de fazer um Bonsai ou dois da especie e por via yamadori penso que está fora de questão,porque as raizes têm pelo menos o mesmo comprimento debaixo do solo que a altura da parte aeria da arvore.Dá para imaginar que é impossivel de retirar para recuperar num vaso.
A não ser num caso de nascer dentro de um buraco de uma pedra,ou algo semelhante mas penso ser pouco provável que a especie sobreviva na natureza nessas condições,como os Pinus ou Juniperos..

Como 1º ano de experiencia de realizar de semente praticamente,tenho umas dicas simples que aprendi com a planta,tenho gostado de tratar da pequena recolha.
As dicas são simples,não é nada de especial.
A primeira é que fiquei espantado com a quantidade de agua que "bebe",um garrafão de agua de 5 litros e no dia seguinte já está a pedir mais agua..E pede mesmo,assim que esgota a agua ,as folhas do apice murcham,ficam descaidas é incrivel.
Assim que se poem agua 10 minutos e estão de novo vivazes.
Ou seja não faltar com agua.

As primeiras ramas vão sempre secando,para crescer em altura,já ensaiei sombrear a arvore e deixar apenas com luminusidade as ramas mais baixas,mas não resulta,continuam na mesma a crescer o apice mesmo sombreado e as mais baixas,vão secando..Ou seja,vai ter mesmo de ser por fases a construção da arvore.

Primeiro a "engorda",depois podar tudo e deixar apenas o tronco,e depois logo se vai vendo o melhor sistema de formar a ramificação secundaria,também ainda não sei a melhor forma.
Tenho apenas relatos de pessoas que trabalham com a especie em Bonsai,e que como regra incontornável e sabem-no por fracassos que tiveram será:
Solo organico sempre,solos inertes ,Akadamas,argilas cozidas,etc..É morte certa...
A razão é segundo me explicaram,não tenho a minima experiencia pessoalmente.É que ao se envasar em solos inertes,é obrigatório adubar o solo e a natureza da especie não permite,"entoxica-se" facilmente,mesmo com adubos organicos de libertação lenta.

Tem de se transplantar todos os anos,porque depois dentro de um pequeno vaso dois anos é o suficiente para as raizes que se formam repentinamente bastante grossas,estrangulam a arvore e ..Morte certa..

Como se transplanta anualmente,com solo organico,a planta praticamente não nessecita de qualquer adubagem extra em Bonsai.

Bom mas vai-se indo e vai-se vendo,até agora estou a gostar desta planta,embora não tenha fotograficamente grande coisa para mostrar,apenas o que cresceu em tamanho,e a evolução do diametro do tronco num ano de "engorda".

Quanto a esta arvore da variedade anã,fiz no fim do Inverno,uma poda total deixando apenas o tronco principal,e podei cerca de um quinto das raizas.Reagiu bem e brotou facilmente ,com as folhas mais pequenas e entrenós curtos.

Jonas tenho bastantes fotos de arvores da especie na natureza,vou enviar pelo Mail..

Obrigado pelo comentário e gostava de acompanhar também a sua experiencia com a especie,para trocar dicas, ideias,e reações.
Cumprimentos e a melhor sorte.

Rodrigo Sousa