sábado, 1 de outubro de 2011

KINTALL BigBrother - EPISÓDIO PRIMEIRO



EPISODIO PRIMEIRO

Estacas de Ficus Carica no centro de uma cidade.
"Domingo o passeio dos tristes"



Ora a oportunidade faz o ladrão,e os meus olhos estão sempre atentos a qualquer oportunidadade de aquizição para ensaiar uma ligação para Bonsai:

Pois as Ficus Carica fazem da minha pretenção Bonsai,devido a "tudo",e uma maneira de conseguir material com boas possibilidades de futuro com a especie, e bases com condições para isso ,é a estaquia (ou melhor ainda a compra de alguma arvore já tratada e bem conseguida,para continuar o trabalho,mas...), com os olhos virados para troços capazes de um bom futuro através de estaquia ,sem grandes preocupações no tempo que terá de percorrer até envasar numa ceramica para Bonsai e atrbuir-lhe esse mesmo nome.







A cidade tem por nome Lagos,uma pequena Cidade,com bastantes restos de anos mais antigos, com tipicos quintais,algumas hortas urbanas e muitos espaços fronteiriços com o campo aberto.


E uma especie que ocupa lugar dentro da cidade nesses quintais e hortas e  mesmo ornamentais Camararias é a vulgarmente chamada entre nós de Figueira,e universalmente e como nome cientifico,FICUS CARICA.

Aqui num espaço publico aproveitada como ornamental:






Uma Ficus Carica que tombou incrivelmente no centro de uma cidade.


Expondo as raizes,onde normalmente se encontra os pedaços com atração para criar um Bonsai,chamou a atenção.
A arvore continua completamente vivaz,mesmo tombada,tem raizes suficentes no solo para a alimentar,o que possibilitou a observação de algum pedaço para cortar e seguir para enraizamento.
Técnica que na especie apresenta pessoalmente,resultados positivos  de cerca de 80%,de enraizamento de qualquer parte da arvore independentemente da grossura dos troços.







Depois de algum tempo a observar os troços,que os cortava imaginariamente e os visualizava num vaso para treinar como Bonsai,um bocado que me atraiu e uma serra vulgar recortei esse pedaço..





Resultado de um passeio dominical dentro de uma Cidade,um dos ultimos lugares imaginaveis para adquirir algo para envasar,fora de uma loja.










Em cima envasado o pedaço e pronto para ir para o cantinho de enraizamento do meu Kintall.


14 DE MARÇO DE 2010
EPISÓDIO PRIMEIRO

5 comentários:

Unknown disse...

Belo naco!
Se enraizar vai dar-te uma coisa muito engraçada.
Abraço,
Nuno

Nuno Nunes disse...

Gostei de ver.
Quando fizes-te esta estaquia?
Abraço
Nuno Nunes

Rodrigo Sousa disse...

Olá Nunos Viva!!

Nuno Encarnação,tenho tido exito com troços das Caricas,a maior parte enraiza bem,mas tambem já tive algumas que secaram,esta vai para junto das outras,com os procedimentos normais que tenho usado nas estacas de Oleas e Caricas.Dentro de um saco negro e pulverização dia sim dia não em abundaçia.
O pior nas estacas é conseguir "encontrar" algum pedaço que se goste para enraizar,quase todos em dezenas de Caricas,são completamente rectos,sem qualquer atração.Nas raizes é que se costuma descobrir algum que goste.

Nuno Nunes viva!!
A estaca cortei no dia de ontem (14 de Março),a arvore já estava a brotar,por isso a seiva já deve estar em "acção".

Obrigado pelos comentários.
Um abraço da terra das figueiras para os dois.

Josep M. Capdevila disse...

Ante todo darte las gracias (me atrevo a tutearte), por seguir mi novel Blog. Me ha gustado tu entrada sobre las "figueres" (en catalan)higueras, aquí en Lleida es pais donde abundan, se dice que en cada masia (casa de agricultores) tenian la suya y las hay en los extraradios de todos los pueblos. Saludos y felicidade por tu blog que sigo desde tiempo.

Rodrigo Sousa disse...

Olá Josep.

Muito benvindo por aqui e gracias por as palavras,sempre que quizeres podes comentar o que quer que seja.

Conheço minimamente a Catalunha,porque vivi uns tempos em Perpignan no lado Françes e ia varias vezes a Barcelona e arredores.
E engraçado estive varias vezes num "pueblo" que se llamava precisamente Figueres en Catalão,por isso nunca me esqueci que Figueira em Catalão era Figueres.

Engraçado também haver bastantes especies aqui no meu Kintall que prosperam na Catalunha.E por aqui não existe quase nenhum canto que não nasça uma Figueira (higuera) também.
Talvez esteja nas nossas regiões um pouco mal aproveitada em Bonsai,nem de longe ganhou o "super mediatismo Mediteranio" dos Olivos.
É facilima de cultivar e de adquirir material para trabalhar e super interessante aplicar um conjunto de técicas para construir em Bonsai.Porei os Acer e outras especies de folha grande e ausencia de madeira morta são muito utilizados e por vezes em climas que não é facil de os possuir de boa saude e bonitos..
Por isso penso que seja uma especie,principalmente para quem (como as nossas duas regiões,um pouco distantes mas com bastante em comum) tem acesso a arvores na Natureza quase em todos os locais para extrair alguns troços para construir um Bonsai.

Um grande saluto para Lleida e as melhores felicidades para a tua Web e muitos "posts" de projetos e Bonsai.

Desde a outra Pontinha da Peninsula Iberica.
Rodrigo Sousa