sábado, 1 de outubro de 2011

KINTALL Big Brother - EPISODIO DÉCIMO NONO





EPISODIO DECIMO NONO
ESTACAS FICUS CARICA
"Ficus Carica"





Ora o meu episódio Bonsaista de o dia de hoje foi pela (penso eu) ultima vez passado em volta da aquizição de material de ficus carica apartir de arvores estabelecidas nos campos,para enraizar alguns troços para seguir para Bonsai.

Aproveitando o inverno em que as arvores estão despidas de folhas e torna-se bastante mais facil de observar algum troço que satisfaça,depois de algumas voltas a olhar para os ramos e a imaginar bases para Bonsai de algumas que gostei,guardei e marquei 6 troços para retirar na altura que tenho tido melhores resultados a PRIMAVERA...

E hoje foi este o meu Big Brother bonsaista,a simples operação de corte dos troços já destinados e marcados que vão completar a minha pequena coleção desta especie do meu Kintall,através da estaquia..



#1




..



#2









..










#3




#4


..





#5


..








#6




..









#7




..






E fica assim completa a minha coleção de estacas de Ficus Carica que pretendo que ,depois de enraizadas passe a ser uma pequena coleção de bases da especie para seguir para Bonsai.






Pois com certeza terei bastantes mais episódios Bonsaistas com este material,contudo futuramente e depois de enraizadas convenientemente será o trabalho de formação das arvores..

Quanto á estaquia desta especie do meu Kintall,que desejava ter alguns exemplares devido ao "relacionamento" que tenho com ela,dou por completa as bases com que vou trabalhar espero por bastantes anos e encontrei nesta forma de reprodução uma maneira que me entusiasmou para poder adquirir facilmente bases que me agradavam..
Sendo toda a minha pequena coleção adquirida por este processo espaçado em enraizamentos de estacas desde á 3 anos até estas 5 bases que fizeram parte do meu dia Bonsaista e publiquei aqui em formato Big Brother..

O facil processo que tenho usado pessoalmente com resultados positivos ,tenho descrito numa publicação que fiz aqui neste meu livro de registos.
Deixo em baixo a ligação em Português e também no idioma Espanhol correcto (ao contrario das minhas traduções anedóticas)  de Enric Batllori Gomez um colega aficionado e amigo que traduzio  para um forum internautico em Castelhano  e que me enviou o seu trabalho para publicar por aqui.


FICUS CARICA - Reprodução por estaquia


ESQUEJES DE FICUS CARICA  (Español - click)
Traduzido por Enric Batllori Gomez




12  MARÇO DE 2011
EPISÓDIO DÉCIMO NONO




10 comentários:

Nuno Nunes disse...

estou a ver que já começas-te à caça de estacas :) são fixes!
um grande abraço

Rodrigo Sousa disse...

Viva N.N.

Estou enredado com alguma desta lenha..Precisava de ajuda de alguêm com mais olhinhos que eu para podar as estacas para ficarem já em boa posição para envasar..

Tenho estado ás voltas com as do quadrado 2,3 e 5..Tem bastantes opções e para envasar para enraizar tenho de escolher desde já o que vai ser no futuro,para não cortar angulos nesseçarios e ganhar raizes na posição que será a base..

Ainda não cortei nenhuma...estava bom para ir aos concursos dos talentos,já tinham entregue o bilhete de avião ao vencedor e ainda estava a olhar para o Junipero..

Se fossem todos iguais fazia como na escola e sentava-me ao lado do mais talentoso e como quem não quer a coisa ia aramando todo e no fim era só cortar igual ao do hipotético vencedor!!

Nuno um abraço e vou continuar a olhar para as estacas a ver o que me parece melhor,vamos lá ver..Se calhar tiro uma fotos (viva á era do digital!!)e publico por aqui os resultados dos cortes e posicionamento de envase..

Porquê que no quadradinho que aparece ao lado do nome das pessoas aqui neste Blog não aparece a foto do teu cão como nos outros portais?
Descriminação...

Vê lá se gostas de alguma destas estacas que eu levava-te quando fosse possivel para trabalharmos em conjunto,entretanto ficava dentro de agua que não tem problema nenhum.

Amigo Nuno um abraço e vai dando noticias..

Rodrigo Sousa disse...

Nuno enganei-me o busilis está no #2,#3,#6,a alegria do Bonsai desde as primeiras opções !!?

Unknown disse...

Mais tarolos!
Vamos lá a ver como é que estes desenvolvem. Mostra lá os outros para ver como estão, principalmente aquela coisa monstruosa que enraizaste daquela vez.
Um grande abraço,

Rodrigo Sousa disse...

Viva N.E.

Estás por ai hoje á tarde?

Escreve para o meu mail se poderes,está ai em cima no blog.

Até já..

Rodrigo Sousa disse...

É verdade Nuno..

Posso colocar o cartaz do evento do CBA por aqui.Sempre é mais um lugarzito de divulgação.

A foto do Myrtus parece que está envasada em leca..O proprietario não vai gostar!!

Rui Manuel Ferreira disse...

A foto da Murta foi tirada logo após o seu envase e por isso nem sequer tem sphagnum,e quando fiz a foto foi só para uso próprio.
Se à alguma coisa que nunca utilize isso sem dúvida seria leca pois já vi demasiados dos fabulosos resultados que dá quando utilizada em conjugação com outros ainda mais fabulosos ingredientes!!!
Mas na minha opinião a Akadama dá-lhe um aspecto muito rústico (LoL).
E se tens mais "bocas" a mandar é só dizer que eu estou de armas na mão!!!

Rodrigo Sousa disse...

Olá Rui.

Eu sabia que não te ia escapar esta..

Achei engraçado conhecendo os teus habitos com os solos (que penso que até á data está mais que comprovado serem os melhores) a montagem do cartaz,devido ás cores,parece mesmo as bolinhas de leca!!

Não tem grande interesse,para o proposito e objectivo do cartaz..mas achei engraçado?!
Sem qualquer maldade.

Bom vamos lá ver se não nos desencontramos desta vez na exposição anual do clube,como acondeceu este ano numa outra exposição..

Um abraço e até lá.

Rodrigo

Rui Manuel Ferreira disse...

Eu certamente farei como se tu não existisses como parece ser a moda!
Assim para manter o nível de infantilidade a que já estamos habituados proponho que se nos cruzarmos: um de nós dê meia volta e "fuja" na direção oposta.
Uma outra forma "adulta" de reagir seria um de nós para evitar cruzar-se como o outro repentinamente mostrar-se muito interessado em algo indefinido para assim escapar ao contacto!LoL
Portanto a partir de agora vamos ensaiar!!!
Quem ganhar tem o direito a um gelado grátis!

Rodrigo Sousa disse...

Olá Rui.

Ainda dizes que não tens humor!!

Penso que talvez ganhe eu o gelado,porque como isto se está a desenrolar, pelos vistos nessa altura ainda não estarei aí em baixo..(se a falta de comparencia,não for tida como irregularidade).

Um abraço e espero conseguir pelo menos no Domingo dar uma saltada a Albufeira.