sábado, 1 de outubro de 2011

KINTALL Big Brother - EPISODIO DÉCIMO SEGUNDO



EPISODIO DÉCIMO SEGUNDO
 YAMADORI EM TERRENOS AGRICOLAS
OLEA EUROPAEA var.SYLVESTRIS
(3ª parte e ultima parte) 

Ora o meu dia Bonsaista de hoje foi a 3ª e ultima parte do yamadori em terrenos Agricolas.


Depois da recolha é claro que a arvore vem em "bruto",com o torrão da terra antiga onde se encontrava com raizes mortas,com raizes grossas desnecessarias,e claro com ramagem que não vai interessar para o futuro,e claro é o mais simples cortar tudo o que não fará parte do desenho logo no 1º envase de recuperação.

Pois um trabalho interessante..

Antes de tudo (nesta especie que aceita e agradece a remoção de todo o torrão antigo até acabar com todas as raizes desnudadas,como se diz na giria Bonsaista.)

Jatos de agua uns paus ou chaves e devagar vai se limpando todo o torrão:



Depois de completamenta limpo de todos os restos doantigo solo,a fase seguinte é a poda das raizes grossas o mais junto da base do tronco possivel,e tentar aproveitar o maximo de raizes finas possivel:



E findo o trabalho,a arvore pronta para a proxima fase já toda visivel.


**********************

Agora com a percepção de toda a arvore com o nebari definitivo,o que nesta especie apenas se descobre depois dos trabalhos anteriores.

A negro a parte visivel da arvore no terreno


A branco a parte que era visivel no terreno
**********************************


Consequentemente,já se pode escolher os troncos a aproveitar, em relação ao todo da arvore.






Pois em seguida o trabalho de observação observação.

Os angulos o todo da arvore,etc..
E o porquê deste trabalho,numa fase destas em que ainda terá de passar pelo menos mais 2 ou 3 Verões para se mexer na arvore ?
A razão é simples..Pessoalmente gosto de visualizar desde logo o desenho (por alto) do futuro Bonsai,para escolher desde  logo os ramos e troncos que vão fazer parte da arvore e eliminar tudo o resto.Concentrando toda a força da arvore apenas no que será nesseçario,bem como ir adiantande o processo de cicatrização de cortes.


Com o lapis SKILL ,para desenhar os cortes e as futuras partes para trabalhar a madeira morta,o que com serras se torna impossivel,pois os cortes ficam rectos evidentemente:









Observado e podado os cortes.
Envasar e dar as melhores condições para daqui a 2 ou 3 anos ter a arvore forte para começar a considerar uma base para Bonsai,e começar a formação para tal.









E foi assim o Big Brother destas recolhas num TERRENO AGRICOLA,das quais escolhi uma para apontar todo o processo que realizei dividido em três partes,até chegar à sua vasilha de recuperação e habituação.


17 de JULHO 2010
EPISÓDIO DÉCIMO SEGUNDO



1 comentário:

Nuno Nunes disse...

Andas a trabalhar bem :D
Venho poucas vezes à net, mas quando venho passo sempre por aqui, para ver o que andas a tramar eheheh
Abraço e boa continuação