sábado, 1 de outubro de 2011

KINTALL BigBrother - EPISODIO QUINTO



EPISODIO QUINTO

ALPORQUE OU FRACASSO
"Vitis Vinifera para Bonsai"


"Ora a oportunidade faz o ladrão,e os meus olhos estão sempre atentos a qualquer oportunidadade de aquizição para ensaiar uma ligação para Bonsai".

Pois as Vitis Vinifera fazem parte da minha pretenção Bonsai,e uma maneira de conseguir material com boas possibilidades de futuro com a especie, e bases com condições para isso ,é o ALPORQUE.




Pois existem alguns dias negros que nos fazem entender muitos porquês..
Por entre conversas e desconversas,chegou-me ao conhecimento,um desbravamento de um campo de vinha,no meu Kintall serrano.




Neste dia uma maquina agricola faria por mim o yamadori de duzentos e poucos pés de vinha com cerca de 60 anos de idade.
O mais dificil seria ,entre tanto material,escolher apenas 3 ou 4 !!Para avançar para projetos Bonsai.

O que encontrei, foi pressisamente,uma quantidade enorme de fabulosas bases,que a maquina arrancou,sem qualquer raiz!!
Que ao observar o terreno depois de "limpo", as tão amadas raizes que asseguram uma recolha bem sucedida,se encontravam distanciadas de pelo menos 5 ou mais metros  da parte aeria da planta.






Portanto,mais uma vez constatei que o alporque é a tecnica de reprodução por excelencia ,para adquirir alguma base de Vitis Vinifera envelhecida pelo tempo em campos vinicolas....








De cerca de duzentas bases formidaveis,afinal não tive problemas em escolher as que viriam para os meus aposentos.
Apenas um pé continha algumas raizes,e sem quaisquer raizes finas... que muito dificilmente sobreviverá.
Dia a dia de um Bonsaista amador,com dias menos bons,que outros...


7 DE MAIO DE 2010
EPISÓDIO QUINTO

2 comentários:

Pedro Nascimento disse...

viva sousa,boa sorte com esse material.
olha lá,36 biscas?tás a ficar velho pá,loool*eu não te dava tantos,tás bem conservado.
muitos PARABÉNS e que contes com muitos mais*
grande abraço...

Rodrigo Sousa disse...

Viva Pedro!!

Já faltou mais para pagar metade do bilhete nos comboios!!
Obrigado pelos parabéns,também espero contar muitos?!!Vamos lá ver,se não apanho nenhum fungo nas raizes entretanto...

Este material,pois nada a dizer..Há dias melhores (em linguagem Bonsai)..

Um grande abraço e mais uma vez obrigado pelos teus votos.