sábado, 1 de outubro de 2011

KINTALL Big Brother - EPISODIO VIGÉSIMO





EPISÓDIO VIGÉSIMO

Chaparros & Azinheiras
Yes weekend !! 
Quercus Suber ,Quercus Rotundifolia
"1ª parte"


O meu episódio Bonsaista do passado fim de semana teve muito a ver com a aprendizagem,a leitura das formas.



Pois foi em busca dos fabulosos Quercus mediterrâneos  ,os magnificos Chaparros & Azinheiras que ocupam uma grande parte do território arboretivo das zonas mediterranicas na Europa e mais tarde algumas extenções da California nos Estados Unidos não pelo romantismo das suas formas mas por questões agriculas onde são explorados em montados semeados para retirar a sua valiosa casca e seus frutos para alimentar explorações de gado.

Em baixo um mapa de localização da especie na Europa e em Portugal:






Só mais recentemente começaram a ser admiradas as suas formas e têm sido retratadas em diversas artes.




Desde a pintura, até à escultura e fotografia ou ourivesaria onde até em moedas oficiais comemorativas foram cunhados....

Moeda de 2 euros que Portugal mandou cunhar em comemoração  da Presidência portuguesa da União Europeia , onde está cunhado um Quercus suber . 
Esta moeda é datada de 1 de Julho de 2007.


E porque não também na arte Oriental de míniaturização de árvores aplicada ás espécies nativas ou autóctones ocidentais??






Alguns Bonsaistas já começaram a investir na espécie e alguns trabalhos começam a mostrar desde já resultados positivos como está patente na GALERIA QUERCUS SUBER (click) deste Kintall..

As suas formas tornaram-se mesmo símbolo de regiões e de admiração de muitos olhares..

Foto de uma rotunda situada na cidade de Ourique (Portugal)


E o episódio deste fim de semana do meu Big Brother Bonsaista , foi  composto por a procura de inspiração vinda de Quercus dos campos para trabalhar em Bonsai,talvez já no próximo ano ou no seguinte desde de algumas árvores que estão em recuperação de Yamadori.

Para isso a maquina de registar imagens acompanhou-me até uma região carismática destas variedades de Quercus para captar as suas formas naturais e os seus "tiques"..

Como objectivo gravar imagens de formas da realidade a cru capazes de resultar em réplicas transpostas para árvores Bonsai..

Um pouco mais à margem dos desenhos de catalogo de espécies





e procurando a magia dos tempos...

Árvores cruas,castigadas por fenómenos naturais,desde ventos predominantes até pragas que destroem ramadas etc.. que criam árvores únicas com formas únicas muito inspiradoras para fazer Bonsai da espécie e que talvez resulte numa naturalidade com efeitos visuais agradáveis e credíveis com a espécie .
Como por exemplo tentei construir através de 3 fotos de três árvores que fotografei e adaptei imaginavelmente em desenho para Bonsai:








+







+







Pois uma excelente região para engrenar este episódio é sem duvida a mais carismática região portuguesa de árvores da espécie.

O Além Tejo para quem se desloca de Norte para Sul e no meu caso o Aquentejo.

Simbolo de uma região em que desde as pinturas de artistas da terra, até esculturas das suas formas ,morais das suas silhuetas espalhados pelas diferentes cidades da região ....




E as imagens que captei neste episódio ficam em baixo e que algumas vou íncorpurar também numa publicação que tenho dedicada aos Quercus Suber na Natureza (click) aqui no meu Kintall.



CHAPARROS & AZINHEIRAS
ALENTEJO 
PORTUGAL
1ª Parte












E as fotos deste episódio em vistas ao estudo de formas de Quercus (Suber e Retundofilia).














As formas mais tradicionais da espécie :




















As trovoadas que encontram o fio de terra em ramos de Quercus isolados, ventos predominantes ,pragas,um enorme numero de factores que rebeldizam os pré-defenidos desenhos de catálogos de espécies e que poriam em causa o resultado de um trabalho Bonsai limitando assim o mesmo estectícamente a uma reprodução de desenhos cientifícos desses importantes livros...
































E foi assim mais um episódio do meu Big Brother Bonsaista e que publiquei por aqui em formato Big Brother ,terei dentro do mesmo tema e objectivo uma 2ªparte já no próximo fim de semana onde irei
em busca de formas Quercus um pouco mais a Norte deste episódio..

As fotos foram na totalidade realizadas por mim e pela minha sócia de 6 anos..  


12 DE JULHO DE 2011
EPISÓDIO VIGÉSIMO










1 comentário:

Unknown disse...

Simplesmente um show!!!
É disso que a gente gosta!!