quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ullastre - Sr.Wang Wei

Principio de uma grande coleção "ullastre"

Sr.Wang Wei


Fotos retiradas da Escola Bonsai Menorca


"L'ullastre (Olea europea spp sylvestris) és l'olivera en estat silvestre.
És un arbre de capçada arrodonida i densa però molt sovint està en estat arbustiu. Les fulles són més petites que en l'olivera conreada (1 a 7 cm de llarg i 0,4 a 2,2 cm d'ample). Les branques inferiors en general són espinoses. El fruit és d'1 a 2 cm de longitud poc carnós i amb poc oli.
És una espècie termòfila que resisteix la sequedat i la calor. És present en màquies de l'aliança fitosociològica anomenada Oleo-Ceratonion és a dir junt amb el garrofer silvestre. A Catalunya és present a les comarques litorals a més del Segrià i el Baix Cinca fins els 500 metres d'altitud. Al País Valencià i les Balears està més estés i es troba fins els 1.000 metres. La distribució mundial és pel contorn de tot el Mediterrani, normalment prop del litoral.
És l'origen de la varietat conreada. En l'antiguitat els triomfadors dels Jocs Olímpics eren coronats amb branques d'ullastre.
Se la coneix també com a ruboll d'olivera (Penedès)"
Texto retirado da wikipedia




Depois de à algum tempo para cá estar a acompanhar 2 tópicos do forum Espanhol Bonsaisur,fiquei ainda mais encantado com as capacidades de uma especie para realizar Bonsai,através de pequenos troços muito bem escolhidos,e pelas suas caracteristicas fenomenais para o seguir.
Chamou-me à atenção o trabalho de um Senhor que claramente ama tal especie e percebeu nela uma grande valia e beleza para seus projetos.


São uma quantidade de estacas de "Ullastre" que o Sr.Wang Wei,recolhe e enraiza com uma visão fora de serie,cada uma melhor que a anterior e a anterior melhor que cada uma.
Concerteza algumas caminhadas pelos campos e olho de lince para retirar "aquele pedacinho da arvore mãe",que faz a diferença num vaso Bonsai.
Toda a madeira morta que está contida nos seus enraizamentos é a historia do que a natureza lhe proporcionou,e como ele proprio afirma uma "efermidade de formas"que o tempo criou.

Pois publico com a devida autorização e depois de comunicar-mos os dois,as fotos na totalidade retiradas de tal espaço na Internet.

E uma pequena entrevista que o sr. me concedeu.( ENTREVISTA - AQUI

São 50 bases que escolhi para publicar e 50 permenores da madeira morta e texturas de troncos das mesmas.


50 Bases de trabalho
Olea europea spp sylvestris
"Ullastre"
Coleção de estacas enraizadas do
Sr.Wang Wei

































































































Uma enfermidade de formas,que temos para nos regalarmos,e partirmos como base para nossos projectos.Onde por certo, a observação e a escolha,aliado às tecnicas de enraizamento serão a base para excelentes exemplares.


Pois de seguida escolhi 50 fotos de permenores da madeira morta de suas estacas enraizadas,texturas da casca,bem como a imaginação do tempo que nos transporta a olhar para tais permenores.

50 permenores de bases de trabalho







































































































O dono de tal visão e capacidade tecnica reside como eronicamente publica,no "teritorio ullastre".
Um exemplo para qualquer amante da especie e de pequenos shoins da mesma,alguns projectos não passam de 15 cm de
 altura.

Gracias" Wang,e sem duvida um exemplo que és para com o Bonsai com a especie,e a escolha de material para trabalhar.
Inicio     Menu

1 comentários:

Anónimo,  13 de dezembro de 2009 às 12:46  

boas sousa*
é sem duvida uma grande fonte de inspiração para pessoas como eu que adoram essa especie,1abrç.

pedro nascimento

eXTReMe Tracker

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP