quinta-feira, 26 de novembro de 2009

39 Projetos Olea Peninsula Iberica - Primeira duzia mais uma.

39 Oleas Silvestres em formação na Peninsula Ibérica

Trinta e nove projetos em formação na Peninsula Iberica todos diferentes mas em comum ,a mesma especie um dos ex-libis do Bonsai na nossa Peninsula: Olea Europaea Sylvestris.

E o motivo tem varias razões.

Que os autores de tais arvores em formação que vou publicar ,amavelmente responderam todos á mesma pergunta simples ,mas que revela na vista de mais de 3 dezenas de aficionados pelo Bonsai,o motivo.



São 39 arvores em andamento para seguirem para um bom futuro como Bonsai.
Grande parte deles obtido por estaca apenas, alguma pernada bem escolhida de algum Zambujeiro/Ullastre ou de uma raiz que a força da vida da especie,teima em querer vingar nos nossos vasos.


Devidi esta publição em 3 partes com 13 projetos cada.

A primeira duzia  de projetos mais um:


Sr.Tejo
"Los ullastres es una especie dura y agradecida para su formación.

1




Pedro Nascimento

"no meu caso,sou suspeito para responder pois é a minha especie de eleição,eu não tenho muita experiencia nem com as oleas nem com outras especies mas para mim sem duvida que é a melhor tanto para trabalhar como bonsai como na procura de material de qualidade e na facilidade de se regenerar e enraizar,por outro lado é a arvore predominante na paisagem aqui na minha zona e a que tenho acesso mais facilmente.

2





3




David Sharimiki

"considero que en mi clima (vivo en la costa) es la especie más agradecida, hace varias brotaciones al año lo que permite avanzar mucho en su formación.

4






 



5




Mario Eusebio

"Sem dúvida que a oliveira silvestre é uma das melhores espécies para bonsai e mais rápidas de se contruir, com uma boa adubação e podas QB, em pouco tempo consegues bons resultados, se bem que não seja das espécies que mais aprecio, curiosamente as espécies que mais gosto, são as de crescimento mais lento, faias e pinus silvestris !

6



 7



8


Sr.Felipe Devesa

"el ullastre es una especie muy fácil de trabajar y con pocos problemas de cultivo, para mí es la mejor opción tanto para principiantes como para avanzados.

9








 Sr.Aledoru

"seguramente el ullastre(balear) o el acebuche(peninsula) sea la especie mas facil de cultivar y de formar como bonsai ya que aguanta muy bien el clima el suelo calizo y le atacan pocas enfermedades.
a mi me gusta mucho la especie pero tambien está el alcornoque(quercus súber) el cual en portugal creo que teneis las mallores extensiones de bosques de esta espécie la cual es y será muy importante en la peninsula como bonsai.
tambien me gusta mucho.

10



 

Pedro

"La Olea silvestris es un material muy facil de formar y cultivar.
Casi no da problemas."

11





12







Sr.Thymus

"creo que el acebuche sí es la mejor especie para cultivar, pero solo en la cuenca mediterránea,
en las zonas de interior donde los inviernos son muy severos, los acebuches no responden bien. Para estas zonas tienen otras especies como elpinosilvestre, tejo,...

13


A todos perguntei : se será a Olea Sylvestris a especie mais facil de construir, e descobrir material base na Peninsula Iberica?


 


Gracias e obrigado aos Srs.Tejo,Pedro Nascimento,David Sharimiki,Mario Eusebio,Felipe Devesa,Aledoru,Pedro,Thimus,pela pronta desponibilidade em usar as fotos das suas Oleas em formação para publicar,bem como a maneira como responderam prontamente a esta pequena questão que coloquei
Inicio     Menu

Sem comentários: