domingo, 7 de janeiro de 2007

Enzo Ferrari - Conversa sobre a Vitis Vinifera em Bonsai

UMA CONVERSA  SOBRE A VITIS VINIFERA BONSAI


SR.ENZO FERRARI



Foi com satisfação que estive a falar com o Sr.Enzo Ferrari quase exclusivamente sobre uma especie que domina e meu deu alguns ensinamentos.


Autorizando a publicação no Blog de algumas perguntas que lhe fiz como partilha, para algum interessado nesta especie que ele tanto adora e aprefundou.Tanto como qualquer outras arvores suas premiadas.


Reside em Lopagno no cantão Suiço de Ticini,em fronteira com Italia.Numa zona rural,teve contacto com a especie nas vinhas da sua herdade e interessou-se por tranformar em Bonsai.

Lopagno(Suiça)


Olá Sr.Enzo á quanto tempo é que trabalha com esta especie em Bonsai?

Olá Rodrigo, eu interesso-me na Vitis como Bonsai para mais de dez anos.




Geralmente quando se fala na Vitis ou se vê,basta ter um cacho de uvas para ser engraçada como Bonsai.
Não será muito mais que isso a arvore em Bonsai?

 Para mim não é  suficiente ter uns cachos de uvas para ser um Bonsai de Vitis. O plano também deve ser estruturado com os ramos principais, secundários e fazer proporções. Isso leva tempo.

 A redução da folha e do fruto,não terá grande importancia?
Faz a diferença entre um tronco normal com um cacho de uvas,de tentar fazer algo bonito e de interesse?

 A redução das folhas, é preciso tempo. A Vitis  tolera muito bem a desfolha total, desde que esteja forte e saudável. Com a desfolha com o tempo a folha vai reduzindo.
 Para os frutos, infelizmente não é possível a redução, de modo que se possa ter uma Vitis Bonsai com pequenos cachos.
 É impensável  expor  numa exposição sem possuir uvas, porque o seu charme e beleza é o fruto. Um pouco de "como o deus Prunus, é exibido com as flores ou frutas, de contrário não se exibe nada.

Nos campos é uma arvore que subsiste muitos anos,pode chegar a centenarias e mais.O que acha  das mesmas possibilidades em Bonsai,e qual a evolução do mesmo Bonsai com os anos?
Porque normalmente o tronco já está feito e idoso,e as ramificações são cortadas quase todos os anos.

 A Vitis em vaso é mais delicada do que no campo. Tende a encher o vaso de raizes grossas num curto espaço de tempo e o ideal é fazer um transplante todos os anos, na  maioria de dois em dois anos, ou então sofre e começa a perder ramos.
A poda nas vinhas é muito drástica,faz-se apenas uma pvez por ano deixando um nó para o ano seguinte. Em Bonsai, são deixados varios nós,elimiminando-se os frutos,para não stressar a planta e também pela sua estética.



Sendo uma pessoa que treina a Vitis Vinifera em Bonsai á bastante tempo.Já tem resultados e opinião sobre trabalhar a especie com madeira morta?Consegue-se uma resposta satisfatória?

 A madeira morta da Vitis é muito interessante. Se  reparar em vinhas velhas, há aquelas com uma unica veia viva e o resto está morto.
 O grande problema é que se deteriora muito rapidamente, por isso é importante limpar, logo as partes mortas e, eventualmente, passar lume, que endurece a madeira, depois é utilizar liquido Jin  e repetir a cada ano.

Nas Vitis, normalmente os vasos são muito excêntricos ou apelativos(muito coloridos ou trabalhados).

Nesta especie, o vaso será mais importante para puxar pela planta e chamar a atenção?

Para mim, um vaso para a Vitis deve ser simples, com cores incompatíveis com o roxo das uvas.

Um amarelo pálido, um bege ou cor de areia,ou também um vaso esmaltado e muito grosseiro, que lembra a cor avermelhada da terra onde vive o Vitis.
Como formas pode-se invocar o princípio que se aplica a todos os Bonsai, a Vitis quase sempre faz um Bonsai femenino , pessoalmente para esse tipo de planta gosto mais de vasos vasos redondos ou ovais, bastante baixos.

Muitas pessoas não a consideram como Bonsai.
Será que isso possa mudar com o aparecimento da arvore em Exposições consagradas ou em Revistas especializadas,como por exemplo acondeceu o mês passado na capa de uma revista importante Francesa.
Acha que falta um pouco de publicidade à arvore?

 Na verdade, a Vitis Vinifera não é realmente uma árvore, embora já tenha visto vitis-curadas com trinta metros de comprimento. Também o Alecrim,  o Tomilho e muitas outras especies não são árvores,mas são Bonsai bonitos e muito apreciados. Alguns ganharam em grandes eventos. Quanto a mim a publicidade não é necessária. A Vitis começa a ser apreciada pela maioria dos Bonsaistas.




E queria-lhe fazer uma pergunta muito simples e direta,quase de sim ou não?
É de facil cultivo em vaso?

 A Vitis em vaso não é  nem mais nem menos difícil do que outras variedades de Bonsai.
É nesseçario saber o suficiente para conhecer os seus hábitos, e as suas necessidades, como o transplante frequente e adubação para obter os frutos. A única coisa que eu sugiro, para ter bom material rapidamente é a utilização do método de alporquia em Vitis velhos e evitar a todo custo a recolha com frutos, porque a maior parte das vezes a planta morre. O alporque pode ser feito mesmo debaixo da terra no tronco principal, Sendo possivel  começar logo a formar um bom nebari.

Sr.Enzo Ferrari muito obrigado por esta conversa,que vou partilhar na minha WEB,apenas para dar a mostrar a opinião de uma das pessoas muito habituada ao trabalho com a Vitis Vinifera em Bonsai...

De nada uma saudação calorosa e espero vê-lo em breve.


O texto foi traduzido por mim de Italiano,lingua em que comunicamos,podendo conter algum erro de tradução. 
Por essa razão deixo aqui o original:

INICIO     MENU

2 comentários:

Nuno Nunes disse...

Gostei muito deste dialogo. A vitis é uma especie bem interessante e bonita. Rodrigo, estás sempre a surprender-nos com o teu blog.
Um grande abraço

Rodrigo Sousa disse...

Obrigado Nuno.

Quanto á nossa Parreirita em Bonsai tem bastante para explorar.
É uma das especies que se adequa muito bem aqui ao nosso clima,muitas vezes o problema talvez seja, serem alporcadas por cima do enxerto,e tornam-se muito frageis ás doeças que atacam as vinhas.Num vaso ainda pior.
Mas tem muito para explorar.

Cumprimentos grandes.