AZEITONEIRA
(Primeiros trabalhos - click)
-----------------------------------------------
3º Imaginar e desenhar o seu futuro já formada a sua ramificação e massa verde, DESENHO IMAGINÁRIO.
-----------------------------------------------
Ora vou publicar mais um afazer que tinha programado para esta primeira intervenção neste troço de Oliveira mansa.
O principal trabalho seria começar a tratar a madeira da base e deixar desde já a parte maior já realizada.
Como tenho vindo a registar nestes dias que tenho estado de volta da árvore,comecei por limpar depois tentei colocar a ramificação e massa verde imaginariamente para poder então finalizar por agora o trabalho,e o trabalho final seria disfarçar os cortes que a madeira possui integrando no resto da madeira e retirar partes da mesma que não farão parte o seu aspeto final.
Cortes para disfarçar :
Partes a remover :
Partes a retocar :
MÃOS OBRA !!
Ferramentas para o trabalho :
Apenas usei 2 ferramentas de corte:
Um escopro pequeno bem afiado..
e um ferro mais fino cortado na diagonal para os acabamentos..
.. o ferro mais fino para retocar
..o resultado ainda em bruto, para finalizar apenas iria usar o lume para queimar as partes trabalhadas e depois limpar as mesmas ..
No disfarce dos cortes tento sempre fazer o mais simples possível ,apenas seguindo os veios da madeira ou seja abrir a madeira ao jeito dela própria sem a cortar ou seja arrancar "às lascas" e em seguida com uma ferramenta mais fina demarcar as lascas que sairam..
Para finalizar queimar a madeira descarnada para limar as pontas soltas e uniformizar bem como para envelhecer os veios..
Como estou a registar a maneira como costumo fazer este trabalho ,que como escrevi tento simplificar o máximo possível tentando não estragar a própria forma da madeira e também por não ter suficiente destreza e arte para replificar madeiras da natureza através de corte.
QUEIMA
terminado por agora ..
Pois o troço tinha algumas partes que teria de retirar para tentar um desenho mais credível.
Em todo o trabalho é semelhante ao que registei anteriormente.Pelas mesmas razões tentar a maneira mais simples possível, incorpurarando a madeira trabalhada com a madeira natural sem chamar a atenção para a trabalhada ,credebilizar esses setores no conjunto da madeira morta..
terminado por agora ..
-----------------------------------------------
4º PRIMEIRA ORIENTAÇÃO DAS RAMAS existentes para começar a guiar a árvore em prol do 2º ponto.
-----------------------------------------------
O 4º ponto que estabeleci para esta "jornada"era a colocação das ramas em vistas à formação da ramificação.
Apenas possuo uma pequena parte viva na parte que escolhi para traseira do Bonsai e é daí obviamente que tenho de construir toda a estrutura da ramificação..
Era muito melhor ter bastantes partes vivas e ramas já maduras para seguir para desenho mas como não há pois tenho de construir tudo da estaca zero o que para estar minimamente concluida por certo levará bastantes épocas de crescimento,mas é um trbalho para se ir realizando com os trabalhos regulares e ao ritmo da natureza da planta, Bonsai ?
Fica a fotografia dos primeiros dias desta base para ensaiar a realização de um Bonsai.
24 Setembro 2012
Para agora irá de novo para o seu lugar no seu Kintall e como agenda de afazeres fica marcado se todo correr pela normalidade para a próxima Primavera :
.. o isolamento da parte viva,sua delimitação
.. e mais uma vez nessa altura a limpeza da madeira e afinação dos pormenores ,,, para apenas no ano seguinte concluir de forma defínitiva o trabalho com a madeira.
Continua na próxima Primavera (espero eu!!) ...