Para me ajudar um pouco a compreender esta vertente da competição em concursos ou trofeus,tenho trocado algumas mensagens e conversado com alguns responsáveis que organizam ou de alguma forma estão envolvidas com concursos menos ou mais mediaticos actualmente.
São estas conversas que decidi ir publicando por aqui sempre que tenha autorização para o fazer.Para alguém que também goste deste assunto dentro das mil e umas faces da esfera Bonsai.
*********************
***********************************************************
**********************
E para iniciar uma serie de conversas sobre este este tema,com pessoas que organizam ou de alguma forma estão envolvidas na organização de alguns concursos de Bonsai ;vou publicar uma troca de mensagens,em que tentei compreender o ponto de vista da pessoa que está por detrás de um dos concursos on-line mais conhecidos da comunidade Bonsaista.
***********************
**********************************************
***********************
CONCURSOS/COMPETIÇÕES
Algumas questões; Algumas respostas
Mario Remeggio
Empresário e diretor da empresa fabricante de ceramica Bonsai "Certrè" de nacionalidade Italiana,e responsável pela organização do concurso "Award Certré International"
Foto de Fugisan M.V.
Ficam em baixo 12 questões que coloquei a Mario Remeggio e que traduzi para Português,e uma ligação para o original no idioma Inglês.
Questões e respostas:
1-Não quer muito resumidamemente contar um pouco da historia do "Award Certrè International"?
- Notei que nas mostras de bonsai os vasos estavam muito pouco considerados.
Muitos vasos eram apresentados sujos.
Somos fabricantes de vasos,por isso tenho um forte sentimento ao olhar para os vasos.
Sou membro do BCI.
Eu concordei com Solita Rosado (então presidente) e à adjudicação de patrocínio.
O prêmio é concedido durante a reunião anual BCI.
Este ano, na China.
As primeiras fotos dos Bonsai foram enviadas para os E.U.A.
Muitos "courts" de diversos estados reuniram-se para avaliar os Bonsai.
Muitos juízes queriam participar na competição, mas não foi possível para eles.
* A dificuldade em se reunirem.
* A disponibilidade dos juízes em diferentes dias e horários.
* Custos exorbitantes.
Então pensei na Internet.
2-Está satisfeito com estes dez anos.
Quando começou,tinha algum objectivo para daí a uma década?
- Em 2010, participaram 43 países .
3 -A parte comercial do Bonsai, está ligada fortemente ao seu desenvolvimento?
Vemos grandes eventos apoiados por Empresas relacionadas com Bonsai.
Mario, pensa que esta cooperação entre o desenvolvimento da arte e as empresas é marcante?
- Tenho conseguido manter a separação entre os dois.
As sinergias são evidentes.
4-Uma pergunta inevitável, sem a Web, poderia competições mundiais prosperar?
Visto que o concurso teve 6 edições fora da Internet, certamente tem uma noção muito clara das diferenças entre o antes e depois de On-line..
- Sem a Internet é fisicamente impossível de gerir a complexidade de cada edição.
5 - O "Award Certre Internacional" tem o carisma de participarem varias pessoas, de várias regiões do mundo com trabalhos muito diferentes, o que torna muito interessante o concurso.
Neste ano, observamos um pouco a "Italianização" da competição, não receia que a competição possa perder um pouco o carisma de um concurso Mundial.
E quais as causas que aponta.Será apenas porque a sede do Certrè se localizar em Italia? Ou estão as pessoas menos dadas para as competições?
Uma vez que a língua não é um limitador, pois todas as informações são em várias línguas, na sua totalidade.
O que pensa sobre isso?
O objectivo é a competição ser aberta a todo o mundo Bonsai.
As relações pessoais são crussiais.
Muitos participantes conhecem-me pessoalmente e partilham o mesmo entusiasmo.
O Certe é bem conhecido tanto em Italia como no resto da Europa por a sua parte comercial.
O site está em 5 idiomas diferentes.E com os tradutores automáticos actualmente é facilimo entender.
6-Comercialmente pensa que a Certrè teria a mesma força se não tivesse organizado o concurso?
A competição tem sido feita para divulgar o Certre.
7-São nesseçarias muitas pessoas realizar o concurso?
- Muitos fabricantes têm sido vistos em competições Bonsai.
Tornaram-se populares e são obrigados a conferências em todo o mundo.
Sendo publicados no Jornal do BCI e outras revistas.
8 - Acha que quem vota tem o cuidado de seguir o principio do concurso de eleger a melhor composição entre a árvore e o vaso.
Ou de alguma forma a árvore "abafa" em muitos votantes o vaso, pois é concurso é realizado em votação publica.
- É a combinação do bonsai e o vaso, o resultado é a harmonia que é atingida.
Não são separáveis.
Alterar o vaso bonsai é modificar o resultado.
9-O que acha das competições Bonsai em geral.
- Os concursos não deviam ser manipulados por gostos ou personalidades, como muitas vezes acontece.
Com o meu concurso,pretendo fazer um sistema que impeça qualquer manipulação.
A votação de 10-1 cria uma multiplicidade de micro votos que elege sempre o melhor bonsai.
10 - Acha que tem contribuído para uma maior valorização dos vasos e sua importância em conjunto com a árvore, com o concurso?
Qual a evolução no olhar dos vasos pelos praticantes da arte actualmente.
- Tenho notado uma forte sensibilidade para o problema.
Já não vejo vasos sujos em exibição.
Os profissionais têm a possibilidade de escolher vasos através do Certre em tamanhos e cores desejadas.
11-O concurso, com a fusão do BCI é para durar?
Poderia haver uma competição um sem o outro?
- A colaboração em sinergia é de benefício mútuo.
O Certre está totalmente satisfeito com o excelente relacionamento estabelecido com o BCI.
Espero que o BCI esteja satisfeito com os novos membros adquiridos por o Certre.
Eu não prevejo mudanças no futuro, se a cooperação não se alterar.
12-E para finalizar ... Satisfeito com a edição deste ano?
- O trabalho deste ano aumentou 30% em relação ao ano passado.
**
Resta deixar um agradecimento a Mario Remeggio por a amabilidade de despender um pouco do seu tempo,que não deve ser muito,para responder a estas questões via e-mail.
MENU KINTALL