domingo, 28 de fevereiro de 2010

Afrikans Kintall Zouna - ESPAÇO FISICO & anotações floração - Fevereiro 2012



CRASSULA OVATA


Uma das razões que me levou a interessar-me por esta espécie para Bonsai..Foi precisamente a Floração Invernal da espécie muito extensa (cerca de 3 meses) que observava em canteiros e jardins e que pensei poder transpor e aproveitar ..!!! para Bonsai. Podendo dar alegria ao Inverno cinzento num cantinho dedicado a pequenas árvores em vaso..

Costa da Caparica - Dezembro 2011-Jardim de alguém !!



Mafra - Janeiro 2012 - Entrada de uma residencia de alguém !!






Para já as minhas tentativas de realizar bonsai com a espécie,tem as bases ainda  nos seus primórdios de formação,mas vou começando a anotar o que me vão ensinando e o que vão transmitindo.


Poderá mesmo ser o grande atrativo da planta depois de bem formada os 3 meses da sua floração abundante e vivaz durante tudo esse tempo..em árvores de grande porte..


Penso que poderá resultar em árvores de grande porte,ao contrário de outras espécies que se adaptam muito bem para tamanhos shoin e Shuin em que são realizados trabalhos fascinantes nesses tamanhos,como a maior parte das coníferas utilizadas em Bonsai e as expectaculares caducas que em pequenos tamanhos realizam-se trabalhos que se observam com fascínio na sua época de dormencia mostrando as ramificações que se conseguem realizar em curtos espaços..


Esta espécie parece-me que só poderá resultar em Bonsai agradáveis em tamanhos bastante grandes..
.Claro é um trabalho de muitos anos para chegar a uma silhueta bem formada..mas possivel como tenho estado a notar através da técnica de Corta & Cresce lenhifíca  quase como se não se trata-se de uma suculenta!


Bom mas o objéctivo desta publicação é registar algumas constatações em relação à floração na espécie e ir guardando algumas imagens com regularidade do Espaço Fisico que Está ainda "under construiction" mas..



Floração

Constatações :


**** 3 meses de floração abundante..
Esta árvore estava completamente florida em meados de Novembro e manteve-se até à actual data..Só agora começa a dar sinais de perda de vivacidade nas flores..





***** Outra constatação 
Apenas florio na ramagem que não foi mexida numa poda realizada em Setembro..

Que me leva a concluir que terá de ser bem estudada a altura de podas de pinçagem ..
Talvez mesmo apenas uma poda anual de estrutura logo após o terminar da floração e os pincementos feitos apenas até os finais da primavera?



***** mais uma constatação relacionada com a floração
Ausência total de regas a partir que tem a floração consumada resulta em pleno na vivacidade das flores.




Bom um pequeno registo sobre as experiências que tenho estado a efectuar com a Crassula Ovata e algumas fotos para guardar no cantinho dedicado ao ESPAÇO FISICO desta Zouna do meu Kintall de: 

... Fevereiro 2012 ..






2 comentários:

Márcio Meruje disse...

Confesso que não aprecio em particular a espécie mas estas flores deixaram-me com uma ideia totalmente distinta !!

Que floração fantástica!

Aqui temos uns dias de gelo do pior...essa floração só é superada pela cor da neve !!

Abraço Rodrigo,

Rodrigo Sousa disse...

Viva Márcio.
Vamos lá ver no que é que isto dá,é tudo muito experimental..pode ser que a floração encaixe bem num Bonsai com a espécie?

Choufage no máximo a EDP precisa de dinheirinho..

Um abraço e esta altura das geadas é porreiro para fazer fotografias matinais..