domingo, 7 de fevereiro de 2010

Crassula Esticada - APRESENTAÇÃO

Há situações caricatas quando se trata de adquirir alguma base para ensaiar um Bonsai.
Normalmente a planta adquirida tem sempre a sua história extra história marcada na sua estrutura.
Esta foi uma arvore que foi adquirida de uma maneira invulgar, porém pareceu-me ser viavel para tentar executar um Bonsai para incluir na Zouna Afrikans do meu Kintall.

E a história bastante simples foi-me divulgada pelo seu antigo proprietario, que inconscientemente formou uma arvore que me pareceu interessante para tentar fazer um Bonsai.
A informação de idade e trato é bastante preciso, devido á planta ter tido até aos dias de hoje apenas um "tratador" e o "local" onde se desenvolveu foi sempre o mesmo desde o ano de 1986 data em que foi reproduzida de uma pequena estaca de uma arvore mãe..


O vaso em que habitou desde o lançamento da primeira raiz.



O solo em que se desenvolveu durante mais de 2 decadas





O conhecimento da data tão certa, deve-se ao facto de coincidir com a data que o antigo proprietario,inaugurou a sua casa comercial que mantêm em actividade tal como a planta.

Quanto á historia destes 25 anos tambem é facil de reproduzir em poucas palavras...
25 anos dentro do mesmo vaso com o mesmo solo,e regada quando cai agua do céu,a alimentação  durante esse tempo terá sido algumas beatas de cigarros,e algumas caricas esquecidas que deram um pouco de ferro á planta!!



Ora com estas condições evidentemente desenvolveu-se atrofiada e apenas sobrevive por se tratar de uma suculenta com capacidade de resistencia e desenvolvimento em situações que parecem impossiveis.

Lentamente e atrofiadamente foi se desenvolvendo com uma forma que me entusiasmou para aproveitar esta Crassula da subespecie Ovata para incluir na Afrikans Kintall Zouna e ensaiar um trabalho Bonsai.
Um tronco bastante compactado e que mostra idade,o que não é de todo habitual nos troncos desta especie;  com um conecidade que me pareceu bastante interessante para fazer uma arvore de carisma alto de estilo Africano.



Depois de mudar de dono começei apenas por fazer uns pequenos trabalhos para preparar a arvore para um futuro Bonsai..


Arvore em bruto tal como foi adquirida



A primeira ação foi , pois claro, ir á procura do nebari que se desenvolveu dentro do pouco solo que possuia.


Através de um paciente e interessante trabalho de remoção do solo que tapava o que será futuramente o nebari da arvore ,através de um escova de pelos de plastico para não ferir raizes .







Depois de descoberto o nebari foi simplesmente escolher a frente , e podar as ramas descaradamente inapropriadas para o desenho e um envase em novo solo mantendo todas as raizes.

Em baixo fica o registo do resultado deste pequeno trabalho inicial :







Para agora foi tudo..
Se a resposta for positiva, possivelmente na proxima primavera será então pensado o desenho e os consequentes trabalhos para começar a formar a arvore nesse rumo..

Fica desde já registado o inicio desta arvore que pretendo não limitar apenas numa Crassula envasada num vaso para um Bonsai ..Mas sim transformar num Bonsai de uma Crassula Ovata..Espero conseguir!!
E a tentativa pelo menos, registarei aqui no espaço dedicado a este genero de plantas e que é o meu :





Sem comentários: