sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ovata Oval

ARVORES QUE PRETENDO REALIZAR UM BONSAI

- OVATA OVAl -

APRESENTAÇÃO


Apresentação de uma arvore que vou registar a sua evolução durante os anos aqui no meu Kintall electronico.

Especie um pouco controversa Bonsaisticamente,muitas das vezes questionavel se compensará "investir" trabalho e dedicação na formação e treino com objectivo Bonsai..


Do genero de plantas denominadas por suculentas,uma arvore da variedade comum de Crassula Ovata.




Resolvi á poucos dias seguir com um projecto avante de um exemplar da especie e considerar uma base, para me acompanhar nos anos vindouros..
A planta em questão foi um regalo de um amigo, que mantinha para mais de 30 anos a dita  num canteiro,com podas regulares para controlar o espaço que ocupava..


O que me atraiu para esta "aventura"

A sua forma com conecidades das ramas já existentes para aproveitar num desenho retirado de uma arvore "tranquila" e idosa da natureza.


A dimensão possivel de adequar e proporcionar a folha com a arvore,ou seja, uma arvore volumosa que é bastante nesseçario para tentar alguma coerencia no conjunto.




Outra razão foi a extraordinária e abundante floração que devido á sua idade produz em pleno Inverno.Sendo uma mais valia na estação de "dormencia" numa pequena coleção de arvores em Bonsai.

E a ultima razão ... o desafio que apresenta a especie em se conseguir um trabalho agradavel e satisfatorio a nivel Bonsaista.. O que com estas especies não é de todo facil,devido ás limitações de tecnicas de envelhecimento artificial.
Sendo nesseçario um paciente trabalho em busca de maneiras de atração da arvore..


Por todas estas razões,decidi avançar com esta planta na tentativa de formar um Bonsai,com diversas técnicas  que experimentarei ..


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Com um longo trabalho pela frente,que irei registar os resultados ,evoluções e objectivos ,aqui neste cantinho destinado para o efeito .

Arvore em bruto
13 Março 2011





ASPECTOS A TRABALHAR 



+++  Ramificação +++


+++  O tratamento do Nebari  +++
(trabalhar ao longo dos anos o nebari)

+++  Condições para florir abundantemente  +++



+++ Colocação das ramas no lugar +++


+++ Redução do tamanho da folha +++


+++ Ramificação tercearia delgada  +++


+++ Apresentação adequada +++
(Vaso,mesa,composição,cor do solo,etc..) 


Um desafio,que espero que me dê bastante prazer realizar até concluir a fase de formação.


 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Trabalho zero
 13 Março 2011

O primeiro trabalho que realizei com a arvore foi um facil transplante da terra de um canteiro,para um recepiente para recuperação.

Devido á especie que é, de imedito fiz o 1º trabalho de formação:

- Escolha da frente -
- Primeira colocação das ramas através de aramação e tensores -
- Eliminação de ramas desnecessárias - 

Por fim a fotografia da arvore depois deste trabalho zero, e que é o ponto de partida para um longo trabalho que terá de ser realizado.

 
FOTO DO PONTO DE PARTIDA

 

O objectivo para esta epoca será apenas  a tentativa de dar as melhores condições para responder saudavelmente e só no final do ano, irei começar a tratar dos ASPECTOS A TRABALHAR,que enumerei em cima...e que registarei aqui neste cantinho que destinei para tal...



y

8 comentários:

Madalena disse...

Obrigada pela sua visita, amo plantas elas fazem bem pra alma da gente.
Já estou te seguindo.

David Barbero disse...

Oi o Rodrigo. Você me ganhou de mão com o um post jajaja. Eu sou sobre para postear um artigo em uma Árvore de jade de alguns quantos anos de idade que eles me deu, e quando eu entrar a seu blog que eu vi algo bem parecido jejeje. A espécie é a mesma mas a planta não se parece com um ao outro, assim em qualquer coisa mas o aborrece igualmente eu farei isto. Abraços!!

Unknown disse...

Olá Rodrigo, tudo bem?!
Eu sempre achei essa espécie já muito parecida com bonsai, tenho imensa vontade em ter um desses, até mesmo em estilo árvore africana...
Vai passando os cuidados e as técnicas que você usar, para eu seguir!!
Parabéns e sorte!!!
Ah, eu voltei com gás das minhas férias!!
Depois de uma olhada no que aprontei lá no blog...
Abração!
Leonardo Couto

Rodrigo Sousa disse...

Olá Elena,David e Lionardo.

Desculpem o atraso da resposta aos vossos comentários mas estou numa situação profissional que nem para ver a caixa de email no computador tenho tempo..


Elena seja bem vinda a este cantinho que dedico a assuntos de uma grande paixão que tenho por a actividade Bonsai e que tem bastantes temas associadas que penso que alguns pode chegar a ser interessante de partilhar com pessoas que também se interessem,desde os passeios até fotografias etc..


Olá David bem aparecido,a America do Sul e Central é das zonas que explora muito estas especies e que tenho visto alguns trabalhos que vou tirando ensinamentos,mas obviamente a experiencia e a pratica com a propria planta é que nos ensina mais, tal como Leonardo seria enteressante acompanhar projectos entre nós.
Fico aguardando o tuas publicações com a especie que acompanharei com interesse.


Viva Leonardo,umas ferias em grande?
Está tudo bem?
Já tinha estranhado a ausencia de actividade na tua web.
Já vi também que voltas-te á "carga" fico contente com isso,pois acho bastante agradavel as tuas publicações que lei-o com agrado e acho com um espirito muito bom com o Bonsai vai de encontro com a minha maneira de ver a actividade sem grandes complicações,apenas a alegria dos bons momentos que se tem com as plantas e o interesse de tentar tirar o melhor partido das técnicas que as especies aceitam com objectivo de formar arvores que nós gostemos,o que não é tarefa facil..muitas interrogações,muitos disparates fazemos,mas faz parte ,,,talvez seja esse o motor deste gosto.

Leonardo vou publicando e registando por aqui esta aventura com a Crassula,pareceu-me que é uma planta que tem hipotese de tentar fazer algo na direção a Bonsai..É volumosa o que me parece que só dessa forma pode resultar agradavelmente devido ás folhas serem tão carnudas,e tem muita idade o que facilita a floração que ao que parece só com bastantes anos é que floresce,enfim gostei dela para começar uma aventura com a especie.
Gostava bastante ir acompanhando trabalhos em tempo real..Como disse vou registando por aqui as tecnicas que vou ensaiando(experimentando) e os objectivos que pretendo alcançar com elas.

Bom vai um abraço para a Argentina e para o Brasil e sem grande "stress" vamos lá ver se conseguimos alguns bonitos Bonsai com esta especie com os anos, passo a passo.

Rodrigo Sousa disse...

Leonardo só mais uma coisa..

Penso que com calma encontra-se mais cedo ou mais tarde alguma planta da especie para trabalhar,num jardim de um amigo ou num vaso de algum vizinho,boa sorte para na busca de uma planta da especie,se possivel gostava depois de acompanhar a sua evolução..

Bom era só mais isto..

Um abraço até esse lado do Atlantico.

Unknown disse...

Olá Rodrigo,

Compreendo bem como às vezes as obrigações atrapalham um pouco nosso prazer, estive de férias, mas também tive muitas atividades,fiz dois cursos de paisagismo, trabalho, faculdade...
Mas fico feliz com o que pensas sobre a forma como vivo com minhas árvores...
Acredito que com amor, existe a possibilidade de 100% de sucesso!!
Assim que eu conseguir uma crássula, posto por aqui e vamos trocando as informações!!
Um forte abraço do amigo do outro lado do atlântico!!

Leonardo Couto

Todo pasa por una razon disse...

Hermoso post. Amo las plantas y los jardines.

Saludos,


Simple Torsión

Rodrigo Sousa disse...

Viva Leonardo,seria interesante este cambio de informações através de nossos Blogs..
Boa sorte para a procura de uma base agradavel para trabalhar.

Gracias "simple torcion" e bem vindo por este jardim (electronico).

Saudacões e Saludos
Rodrigo