domingo, 28 de outubro de 2012

EXPOS PORTUGAL - 4º Congresso Federação Portuguesa de Bonsai - Albufeira 2012

Mais uma vez venho bastante contente do  CONGRESSO FPB (Federação Portuguesa de Bonsai) .
Depois de um excecional (no meu ponto de vista) evento de 2011 em que pensei que dificilmente poderia ser superada a sua qualidade em edições posteriores ,pois parece que me enganei a mim próprio.


A qualidade manteve-se a um nivel deveras digno; em termos de organização,espaço, dinamismo e gosto não ficando atrás nestes aspetos das bem financiadas exposições de carisma Europeu..
Um pouco em auto análise  ficou-me bem patente o enorme esforço da organização que com os poucos recursos financeiros que possui comparado com outros eventos ,conseguiu criar um espaço de altíssima qualidade e bom gosto.

Para isso por certo apenas a "carolice" e empenhamento de quem se propõem a "suar" a camisola pelo Bonsai torna tal fato possível, neste caso e este ano de 2012 o clube de bonsai a quem coube a montagem deste evento.

Um viva grande para todos que trabalharam para montar esta útil festa do Bonsai Português (desde o esforço de promoção até apoios etc..).
Os elementos do Clube Bonsai do Algarve que cada qual com as suas funções trabalharam incansavelmente e dentro de uma alegria enorme em troca de nada material,conseguindo realizar e criar um evento que pessoalmente me transportou para velhos tempos que o lucro não era tudo o que importava no mundo...

Um viva grande para toda a "malta" da organização ...




E passando para o Congresso 

ALBUFEIRA 2012
4º Congresso Nacional de Bonsai (FPB)





O que consegui assistir superou sem margem para dúvidas as minhas expectativas..



Uma das prioridades que transportava na mente e incógnita de sua utilidade era sem dúvida a demonstração do artista convidado para este Congresso.
Um dos meus "ídolos" da filosofia Bonsai na Europa.
Estava deveras espetante sobre a maneira como iria ser a sua presença neste evento.




E como primeira nota a maneira extraordinária como adaptou e "leu" magnificamente a maneira como poderia ser mais útil  a sua presença no contexto em que se encontrava (Bonsai em Portugal).

Longe dos "estrondosos" espetáculos  das demos que acabam com as árvores "já feitas", optou e (isto é uma opinião pessoal) pela parte didática da maneira como encarar o Bonsai e de o que é o verdadeiro Bonsai..

Uma lição absolutamente fantástica e que com certeza faz falta ser interiorizada para quem quer "fazer bonsai" e de como se deve encarar esta actividade...

Estou a falar do Sr.Salvatore Liporace  conhecido de sobra entre a comunidade de aficionados ao Bonsai.

Não tenho fotografias (pouco importa pelo carisma como foi enveredada esta Demo)...

Foi uma autentica demonstração de como se pode fazer Bonsai de grande nível através da explicação de toda a vida de um yamadori de um Juniperus Sabina desde à seis anos até ao dia de hoje que foi treinado pela 1ª vez..


Fotos by : Nuno Encarnação

Através dessa árvore a assistencia viajou na verdade do Bonsai sempre e por motivação do Demonstrador na interação com a plateia.
Em 3 horas foi conseguido mostrar e abordado os aspetos que devem ser tidos em conta para se conseguir (mais uma vez) FAZER BONSAI.

Pessoalmente fora o convívio com os colegas e alguns deles que vão passando a amigos,foi sem duvida o ponto mais alto deste (metade)  evento..Um autentico hino ao Bonsai esta demonstração do Sr.Salvatore Liporace em parceria com o Bonsaista Português e professor da arte Rui Ferreira..



Coube aos Clubes associados à Federação (excepto o clube organizador deste ano) dinamizar a 1ª parte do evento com 3 demos simultâneas efectuadas por membros dos clubes.
Que pessoalmente gostei bastante da maneira de como algumas partes se esforçaram por a seriedade e tornar útil as primeiras 3 horas (que passaram a 4 e tal) no espaço criado para as demos  do congresso..  







 A exposição





Composição - Ana Paula Bergano





E claro a exposição...
A mostra do que se vai trabalhando...

A titulo pessoal e que tirei desta exposição foi sem margem para dúvidas (tudo tem a sua evolução) mas esta exposição a meu ver foi o maior ponto de viragem que observei em Portugal de finalmente se começar a encarar um Bonsai como o conjunto da árvore com o vaso!!
Parece que finalmente e foi desde logo o que mais me atraiu  e me alegrou a preocupação nos Bonsai expostos a escolha e cultivo em recipíentes de qualidade e a procura desses mesmos com a harmonia com a árvore.

(vai um à parte dentro deste contexto e uma saudação para o artista Português de cerâmica o simpático senhor Miguel Neto que faz questão em trabalhar vasos de altissima qualidade especificos para Bonsai e que faz também questão em expor nestes eventos de Portugal, certamente também em grande parte por gosto pelo Bonsai.

Contacto e informações para quem queira adquirir ou visitar o seu atelier,eu próprio espero em breve visitar  para comprar um vasinho para uma Olea pequenina.
INFORMAÇÕES CLICK


E já me vou habituando a ir furtar fotografias a um Blog Português sobre Bonsai, neste caso um vaso de autor do ceramista com uma Vitis Vinifera cultivada :



Vitis Vinifera - Junho 2011 - Rui Ferreira - Vaso : Miguel Neto
From : Click


Finalmente posto de lado unicamente a vertente árvore e o cuidado na vertente conjunto árvore/vaso.
Na minha perspetiva foi o ponto mais atraente e motivador desta exposição..

Celtis Sinensis - Nuno Silvestre

Juniperus chinensis

Olea Europaea Sylvestris - Carlos Madeira
foto by Cecilia Peres

Bem como o cuidado da apresentação dos conjuntos na exposição,através dos acentos e das mesas onde são colocados  e que dão a "magia" aos exemplares expostos e penso que é muito isso que vai fazer um bom sentimento numa observação de um trabalho Bonsai...

Carpinus Koreanus




Liquimbar styraciflua - Luis Mascarenhas

Para mim fui uma autentica surpresa a maneira como os autores dos trabalhos expostos encararam este tão importante aspeto de uma exposição e que seja talvez aí que vá desenhar a imagem agradável e de bom sentimento a quem observa um trabalho neste tipo de eventos..
(Isto, mais uma vez o escrevo, é uma abordagem completamente pessoal que penso que seja uma das vantagens do  Blog da Internet,a sempre entusiasmante forma como cada individúo sente o que publica)


Juniperus Chinensis



Acer Buergerium/Pinus Thumbergii - Mário Eusébio



EXPOSIÇÃO 2012
do CONGRESSO FPB




Troféus 
Fotos Nuno Encarnação

Melhor Bonsai
Myrtus Communis - João Sampaio





Melhor Shoin
Acer beuergerianum - Mário Eusébio





Melhor Composição
Juniperus (não sei a sub-espécie?) - Gustavo Pessoa Duarte





Prémio de Mérito
Pyracanta Coccinea - Ana Paula Bergano





... e "off course" algumas das árvores expostas:


Bouganvilia Glabra - Craft


Myrciaria Cauliflora


Composição shoin - Rui Ferreira


Chamaecyparis Obtusa


Cupressos Lusitania - Cecilia Peres


Taxus Cuspidata - Rui Ferreira



Cotoneaster Horizontalis,Juniperus chinensis


Ficus Carica - Mário Eusébio


Juniperus - Gustavo Pessoa Duarte


Fagus Sylvatica - Cecilia Peres


Juniperus Chinensis - Rui Ferreira


Ulmus Parvifolia - José Machado
Foto by Nuno Encarnação



***********************


Em agenda estava também a realização do Concurso Novos Talentos que elege o representante da Federação Portuguesa de Bonsai no concurso EBA  2013 em Audincourt (França)


 NOVO TALENTO FPB 2012

João Sampaio (BCP)

fotos by web Fedação Portuguesa de Bonsai (click)


Palavras do vencedor na sua WEB pessoal (CLICK)


***********************


E insistentemente vai uma enorme (daquelas mesmo grandes) saudações para a organização pelo empenho e trabalho que fez para que possamos pelo menos anualmente ter um espaço para a união Bonsaista de Portugal.



O MAIOR VIVA DO MUNDO PARA O BONSAI


Para o ano há mais na cidade do Porto,entretanto as plantas não dormem e o trabalho continua ....


3 comentários:

Jose Crusat Gonzalez 28 de outubro de 2012 às 18:00  

Parabens para o Bonsai portugues.
Grande os que puiden ver!

Juan Liñares 28 de outubro de 2012 às 21:15  

Obrigado pola achega a este certamen. Como ven dís a evoluçao do bonsái luso e evidente, ja está a altura de muitos paises da Europa.

Grande abraço
Juan Liñares

Rodrigo Sousa 29 de outubro de 2012 às 22:53  

Muchas gracias por el comentario José Gonzalez e Juan Liñares.

Estay por ahora empezando por Portugal el Bonsai, pero créeo qui cada ves mas estay por buenos camiños.

"Petit a petit" paso a paso como ay hablado el demonstrador convidado deste congreso.

Un gran saludo para vosotros desde Portugal y gracias mas una ves.

eXTReMe Tracker

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP