sábado, 24 de abril de 2010

14 - KINTALL NATURE TREES - 2011


14

Autor : Marco Duizer - Local : Ilha da Madeira (Portugal) - Data : 2008




HH

4 comentários:

Rui Ferreira disse...

Bela Erica! Vê-se a maneira como foi formada pelos elementos!Elegante e cheia de carácter!

Pedro G C Almeida disse...

Olá Rodrigo. Essa era uma Erica platycodon, um espécime famoso de uma espécie endémica da Madeira. Essa urze vivia mesmo no topo do Pico Ruivo, a terceira montanha mais alta do país com 1868m de altitude. Em 2010 houve um grande incêndio nas montanhas do maciço central da ilha e essa árvore, juntamente com muitas outras urzes centenárias, acabaram por morrer. Vamos precisar ainda de mais uns 20 ou 30 anos para recuperar o verde no topo das nossas montanhas. No entanto, continuamos a ter árvores fantásticas noutros locais - experimenta fazer uma pesquisa no google por Fanal. ;)

Um abraço,
Pedro

Rodrigo Sousa disse...

Olá Rui leste o comentário do Pedro?
Dá que pensar.

Viva Pedro.

Quando pedi para publicar esta fotografia,lembrei-me logo de ti..
Por causa de um avatar que usavas com esta árvore.

Infelismente o que contas é bastante usual no nosso pais!
TRISTE.

Já o ano passado ou dois? O Luis Cunha publicou no seu Blog uma foto que tirou a um Halapensis sinuoso ,magnifico e passado uns tempos veio a informar no blog que se tinha transformado em madeira queimada.

À pouco tempo também,encontrei aqui na zona um sobreiro que adorava..Velhinho com uma forma inspiradora,fiz algumas fotos,e muitas vezes fui até aquele lugar por causa dessa árvore...e já deves estar a adivinhar...O mês passado deu-me para ir até lá,e tinha sido completamente apanhado por um incendio.

A foto está aqui.

Sem palavras!

Pedro claro que vou fazer uma volta google por essa palavra,obrigado pela dica,não conheço nem de nome (desculpa a ignorancia).

Obrigado por este comentário é magnifico conhecer a história das árvores e do seu habitat.Pena esta ter tido um final trágico.

Uma saudação.
Rodrigo

Pedro G C Almeida disse...

Rodrigo,

Obrigado por te teres lembrado de mim. :)

Na verdade, a árvore que continuo a usar no meu avatar do Bonsai Literati não é esta mas sim um til (Ocotea foetens) que fotografei no Fanal. O Fanal é um local da Madeira onde existem tis centenários, alguns se calhar milenares. O til é uma árvore endémica das ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores e Canárias) que possuem Laurissilva.

Espero que gostes das fotos do Fanal que vais encontrar com o Google. ;)

Um abraço,
Pedro