domingo, 28 de outubro de 2007

5º CONCURSO NACIONAL DE BONSÁI 2010 - Museu Bonsai Alcobendas

5º CONCURSO NACIONAL DE BONSÁI
Museo Municipal de Bonsái de Alcobendas
Madrid - España
30 de Outobro a 1 Novembro 2010






Malas feitas para rumar este fim de semana em direção a Madrid


Conto realizar algumas fotos este ano,que guardarei por aqui on-line.

Segundo o programa do evento,o seu inicio será no Sabado (30 Out.) com a inauguração da exposição das arvores a concurso.Sendo conheciada a classificação no mesmo dia á noite num jantar de convivio e entrega dos "galardões".

Terá também uma visita guiada na 2ªFeira aos Jardins reais de Espanha,em que pretendo participar.




O evento engloba também Wokshops e Demonstrações de alguns SUPERSTARS da comunidade Bonsai,que são pagos a peso de Ouro,como se percebe pelos preçario do evento, em que por exemplo para participar no workshop de  Shinji Suzuki terá de se desembolsar 3 notas de 100 Euros.

Hotsumi Terakawa.
O unico Kokufu-Ten europeu (Polônia),Mario Komsta (que pretendo assistir a uma demonstração sua  na 2ªfeira de manhã).
Erasmo Garcia (em representação do próprio pais na "seção" das demostrações,do qual conheço algumas Oleas e da internet  alguns trabalhos seus com as especies autocnes).
Pois estes Bonsaistas,estarão também presentes ministrando Workshops e demonstrações.


 Dos Bonsai que estarão a concurso e que foram selecionados previamente por fotografia,só tenho conhecimento de dois Quercus,os restantes pois fica para conhecer na altura.


Quercus Suber : Foto roubada a Viriato Oliveira da sua pagina do facebook e que gostaria de o encontrar no evento para pedir desculpa por este "roubo".



Foto retirada abusivamente da Web de Jere "Yamadori Pasion " (click) , autor deste Quecus Ilex.Que tenho conhecimento que estará também a concurso e que também gostava de pedir desculpas pessoalmente pelo abuso no evento.


Quanto ao evento... realiza-se de 2 em 2 anos e foi criado para apurar os Bonsai de proveniencia Espanhola que iriam para a Belgica concorrer no Ginkgo Awards.
Passando desde a edição anterior de 2008 a "caminhar" sozinho como premiação ao Bonsai Espanhol e este ano abrindo as portas ao  Bonsai Ibérico como é notório na seleção de uma arvore de um autor Português.
Os Bonsai escolhidos por fotografia previamente,por o director do museu e um convidado(este ano Mario Komsta).
Premiando com uma publicação num livro do Museu os vencedores do concurso,através do voto  de um unico  jurado (este ano Shinji Suzuki).


Vencedor da 1ª Edição - 2003

Pinus Sylvestris - José Luis Baliño  

Vencedor da edição 2006

""Sa Pesa"(click) - Carlos Huerta

Vencedor da edição de 2008

Foto: Jose Luis Sanches, Web : "Mi pasión por el Bonsai" (click) 
 Bonsai : (El rayo) Olea Europaea Sylvestris -  Erasmo Garcia


Quanto ao Museu...  que é o patricionador deste evento,é propriedade e suportado pela Camera Municipal (Ayuntamiento) de Alcobendas (Madrid).
Projetado e inaugurado em 1988 nos anos governados por um aficionado á arte no Pais.
Para pôr em marcha o projeto foi contratado um desenhador de espaços verdes, o Sr.Luis Vallejo.
 Paisagista de profissão e colecionador Bonsai,que desde a criação do museu albergou a sua coleção particular no local até aos dias de hoje e também até á data presente tem sido o diretor e tratador do museu.



Um concurso que pessoalmente gosto bastante e a razão maior de todas é sem duvida devido á quantidade de bons trabalhos que são expostos com as especies autocnes,muito semelhantes ás que existe no meu Kintall.
 Para além da vertente de Turismo Bonsai que se aproveita das deslocações a acondecimentos relacionados com esta actividade.
Admirar paisagens e conhecer algumas regiões...
E será mais ou menos este o meu programa para este fim de semana alargado.

Passo a guardar  neste espacinho do Blogger,algumas fotos que escolher para guardar (se não me esquecer de tirar,como já me acondeceu algumas vezes,devido ao infantil entusiasmo dos eventos que visito).



Sem comentários: