quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Rui Ferreira - Desenhos,Virtuais,planings - Respostas/opiniões

PERGUNTAS (CLICK)
*******************************
DESENHOS,VIRTUAIS,PLANINGS...
OPINIÕES PARA QUEM PROCURA RESPOSTAS

A primeira resposta chegou-me aqui bem perto, do mesmo Distrito onde resido,directamente em comentário à publicação.
 
Rui Ferreira
 

Profissional ,aficionado e professor da arte, responsável por um viveiro Bonsai em Portugal,que tem por nome Jardim do Bonsai de Tavira , ( perfil e trabalhos - click )onde se encontra a sua coleção particular, e um espaço de venda de Bonsai.
 
Com uma larga experiencia que já passa de 20 anos dedicados à arte,respondeu desta forma à generalidade das perguntas :
 

1--- É essencial na criação de um futuro Bonsai,um plano para o seu desenho final.
É uma grande ajuda um desenho bem feito?

   Penso apenas que a diferença está na maneira de cada um trabalhar.
Eu próprio no inicio fazia desenhos de cada árvore como ajuda para visualizar a futura forma.
Mais tarde com a prática foi-se tornando mais fácil de compôr a imagem do desenho final só na minha imaginação.
O que gosto no facto de não têr desenho é que me permite uma maior liberdade de improvisar e simplesmente deixar a árvore dizer-me para que lado vamos.
Penso que quando ensinamos a Arte é importante de por intermédio de um desenho poder comunicar ao aluno as mudanças a fazer (embora eu não o faça) para ele também aprender a visualizar o futuro desenho.No entanto isto não é absolutamente necessário. 


Com o Hotsumi e o Salvatore nunca os vi fazer um desenho. 
Quando ambos vêm uma árvore pela primeira vez,e antes de tomar decisões vejo um processo ultra rápido onde todos os seus conhecimentos e experiência se fundem num instinto para além da técnica.

Sei que isto soa como um clichê mas na minha observação eles tornam-se parte da árvore e sabem por instinto o que é possivel de fazer com ela para tirar todo o potencial do material.

Já disse isto a algumas pessoas pois foi essa a minha experiência: nesse momento creativo parece estarmos dentro de uma bolha com o Mestre onde tudo tem as suas próprias regras e tempo.

Sem comentários: