domingo, 1 de janeiro de 2012

Luso Bonsai

Vou aproveitando este espaço que a Bloguer me empresta para partilhar conversas que vou tendo aqui e ali,e ir também partilhando  lugares que respiram Bonsai,sejam de que vertente for.(Profissional,amadora,associativista,etc..)



LUSO BONSAI


Um Lugar Bonsai em Portugal é sem duvida esta casa ...






Durante bastantes anos com a sua sede em plena Lisboa,foi um dos Lugares que atraiu muitos curiosos que passaram a aficionados; muitos iniciantes que tiveram um espaço para os primeiros passos.
Um Lugar onde se podiam adquirir as revistas de importação e variada leitura Bonsai ,ferramentas e solos e variados produtos especificos para Bonsai que eram muito difícil de se encontrar.

No Inverno passado fui finalmente visitar as "novas" (que já têm 3 anos) instalações da empresa.

Um lugar onde trabalham 18 pessoas para responder às necessidades desta empresa .








Bastante diferente das antigas instalações Lisboetas agora um espaço bastante "industrializado" e mais vocacionado para a revenda (os tão controversos "Bonsai de Hipermercado" que tantas vezes são o chamariz e a rampa de lançamento para o começo de longas e eternas paixões pela arte das árvores em bandejas,em que aquela árvorezita oferecida em algum aniversário,descamba em autenticas dependências saudáveis e procuras de conhecimentos na arte),
de uma limpeza e organização que salta aos olhos com  viveiros grandiosos e de grande investimento.






















Num dia chuvoso tipico de Inverno em que estive em dialogo com o sr. Jorge Mendes da Silva o proprietário,diretor e gerente  numa conversa que descambou para lá da centena de  minutos retirados do seu preenchido tempo,em temas relacionados com a empresa e muitas vezes fugindo para o lado mais pessoal e emotivo do gosto pelo Bonsai.




Um  Acer  da sua coleção particular,que está alojada nestas instalações..
Em cima numa foto de 2005 num encontro Bonsaista na cidade de Leiria e em baixo na sua "residencia" numa foto que fiz nesta visita..




E da interessante conversa, o que me ficou mais retido foi a persistencia e empenho (e bastante risco) ,que o mentor desta casa depois de estudos com experientes Bonsaistas Europeus e algumas viagens ao "Mundo Bonsai".Conseguindoo conciliar o gosto pela arte com um negocio prosperante.Tal como me contou.

"... gosto bastante de gestão e empreendimento e gosto bastante de Bonsai.


 Jorge Mendes  num evento Bonsai no ano de 2005 ..














Uma casa que continua a apostar na vertente de acompanhamento  de iniciados e que desde à três voltas ao sol que tem os seus serviços concentrados perto da cidade do Montijo num lugar chamado St.Isidro de Pegões .


Num tema dedicado aos Lugares Bonsai em Portugal,pois não podia deixar de mencionar aquela casa que quando passava perto da cidade de Lisboa,era obrigatório ir por lá comprar alguma literatura, dar uma vista de olhos nos Bonsai que vinham de outro lado do mundo e não só ...


Pois este ano  voltei a fazê-lo também,agora num local diferente. 
Aproveitando este cantinho onde recentemente tenho vindo a guardar e partilhar situações relacionadas com o Bonsai,  vou também  guardar as fotografias que realizei :












 ..da seção de venda ao publico, um Marmeleiro Japonês ou  Pseudocydonia que seria uma bela aventura tentar trabalhá-la tendo por base o magnifico tronco.


Algumas árvores autoctones para venda:









arvores de exportação ...

























Tema:
Lugares Bonsai Portugal

Lugar:
Luso Bonsai


Fotos Dezembro 2010

Sem comentários: