domingo, 1 de janeiro de 2012

Centro Bonsai Sintra

Vou aproveitando este espaço que a Blogger me empresta para partilhar conversas que vou tendo aqui e ali,e ir também partilhando  lugares que respiram Bonsai,sejam de que vertente for.(Profissional,amadora,associativista,internautica,etc..)

CENTRO BONSAI de SINTRA

Para começar este tema ,pois começo pelo primeiro lugar que contactei com o Bonsai em terras Lusas.
Foto digitalizada do Inverno de 2000

É certo e sabido que vivemos todos os cidadões e residentes do territorio politico da Republica Portuguesa, numa "Grande Aldeia ".
Pois no Bonsai  a nivel de mercado...Também é certo e sabido, o mercado quer queiramos quer não, "puxa muito a carroça "de qualquer actividade.Mesmo quando o negamos e o tentamos combater,com os medos de sermos engolidos e desviados do prazer.


Foto digitalizada do ano 2002


Pois sem mercado,talvez não haja divulgação,sem divulgação talvez se caia no desconhecimento e se acabe por nunca descobrir sentimentos ou gostos que nutrimos.
Atualmente é mais facil encontrar algum livro,alguma tesoura,algum produto, por encomenda encontramos um grande numero de lojas e produtos que em troca de uns numeros da carta bancaria em poucos dias nos chega a nossa residencia.

Mas nem sempre foi assim e  casas que dificilmente tentaram subsistir do negocio Bonsai tiveram e continuam a ter uma importancia vital e o seu lugar para muitos apaixonados da arte,consiliando e carregando na nossa Aldeia muito por o Bonsai.Depois ,é obvio, cada um segue o caminho que pode ou se interessa.Acontece com todas as actividades.

O meu caminho muito modesto na nossa Aldeia Bonsai começou numa casa comercial,muito antes de se falar em Clubes ou Associações que têm importancia vital para a confretenização e o evoluir e aprendizagem ;e eventos e comunidades de apaixonados da arte,mas que em muitos casos  suportados e apoiados por casas comerciais,o mercado...
Que compreende-se não é facil subsistir na nossa bonita terrinha,tendo muitas vezes para sobreviver e prosperar de usar tecnicas e material,que alguêm mais intendido, até pode criticar de vez em quando..

Os cursos de nivel 1 que quase determinaram os orçamentos das casas comerciais,os Malsais,os troncozitos com figuinhos ou laranjas,etc..Talvez tenham sido o D.Afonso Henriques do Bonsai e o chamamento ao Bonsai.


Cursos de Bonsai - Aqui nesta foto curso de nivel 1 - Ano 2002

Vou começar este tema,que espero ir acrescentando com varios lugares Portugueses de Bonsai ,pela primeiro lugar que conheci .
Decorria o ano de 1996.
Um passeio,um cartaz,uma visita.
Entrei gostei,amei,não conversei mas observei.
Plantas que já tinha visto em livros e naquele momento me fizeram pensar em arvores miniatura "ao vivo".

Foto digitalizada de uma arvore para venda - Ano 2002

Situava-se  para os lados de Sintra nos arredores de Lisboa,num lugar que para visitar a mítica e linda terra lá no alto é quase obrigatorio percurrer a estrada onde se situa a dita casa.




Foto digitalizada ano 2002

Seis anos mais tarde e depois de umas voltas pela Europa que andava já com bastantes anos de avanço sobre Portugal a nivel Bonsaistico,de novo na nossa Aldeia entrei num curso de nivel 1,e hoje em dia essa casa subsistiu,apoiou e com alguma visão comercial e de interação com aficionados,não deixou nem deixa de dar espaço a quem gosta da arte.


Alguns trabalhos realizados durante o curso que frequentei ano Inverno 2003 - Foto digitalizada

Hoje passados uns anos visitei de novo tal casa que continua no mesmo lugar e até a data tem aguentado e presporado na quase impossivel,que foi em tempos ter uma casa aberta e subsistir apenas do Bonsai em Portugal,aonde existiam meia duzia de verdadeiros apaixonados,e onde a qualidade que exige preços mais elevados,pouco se vendia.

Até aos dias de hoje o proprietario conseguio unir muitos apaixonadas e dar um espaço a muitas horas Bonsaisticas.Caminhos que depois as proprias  pessoas e o seu intimo,envergam mais tarde consuante a sua perspeção da arte.
Existem felizmente já varios tipos e diferentes caracteristicas de casas e lugares relacionados com a arte,e onde já podemos encontrar diferentes opções para o nosso hobby;e para alguns que possuam essa mentalidade e habilidade "arte".

Não o faço por propaganda ,faço-o para dar a conhecer  espaços que eu algum dia visitarei,ou tenha visitado, quer sejam independentes,associativistas ou comerciais em Portugal.

CENTRO BONSAI de SINTRA

Este principio de 2010,regressei ao bonito lugar que é Sintra onde se situa Centro de Bonsai com o mesmo nome da Cidade.

Fotos Feveriro 2010

















E ao Centro Bonsai de Sintra aonde estive á conversa com o meu primeiro professor e realizei algumas fotos do seu espaço.

Foto Fevereiro 2010


Decidi publicar aqui algumas fotos que realizei e um pouco da historia desde lugar Bonsai que se encontra na WEB particular do Centro.

Foto Fevereiro 2010

Foto Fevereiro 2010

Foto Fevereiro 2010

Um pouca da historia da Centro:

"O Bonsai Centro de Sintra nasceu em 1982, então com a denominação de Jardim Tropical de Sintra, funcionando durante alguns anos com a actividade principal ligada a centro de jardinagem e à construção de jardins.



Foto Fevereiro 2010

Foto Fevereiro 2010

..Em 1989 começam a surgir em Portugal esporadicamente alguns Bonsai, junto com as plantas da Holanda, era a surpresa para todos, o que era?, como se cuidava?,… A sua forma, o seu aspecto, começavam a fascinar nos… agora era preciso aprender como cuidar destas “plantas esquisitas”. Nessa altura a informação era escassa, sem Internet, sem revistas… eram alguns clientes que nos visitavam que nos deram as primeiras dicas, depois com algumas experiências positivas e outras negativas fomos descobrindo os seus segredos..

Foto Fevereiro 2010

Foto Fevereiro 2010

Foto Fevereiro 2010

Foto Fevereiro 2010

..Foi no inicio dos anos noventa que a paixão pelos Bonsai tomou conta do Centro, contactamos Centros Internacionais ( Fuji Sato IT) entre outros, e começou a crescer o Bonsai Centro de Sintra.




..O interesse pelos Bonsai aumentava e em 1991 criamos a 1ª Escola de Bonsai em Portugal, com vários níveis e a funcionar permanentemente, foi nesse ano que também criamos o Hospital do Bonsai, o Hotel, e começamos a dar apoio técnico e assistência pós-venda a todos os Bonsai. Estava criado o 1º Centro Bonsai de Portugal..




 Em 1994 começamos a importar directamente da China, Japão e Korea. Árvores Bonsai e artigos relacionados. Começamos a criar laços com o oriente, e em 1996 somos convidados a participar em formações e visitar gigantescos viveiros de Bonsai. Assinamos protocolos de cooperação quer comercial, quer técnica que ainda hoje se mantém, mais fortes que nunca…"












Tema:
Lugares Bonsai Portugueses

Lugar:
Centro Bonsai de Sintra


Foto Fevereiro 2010

3 comentários:

João Pires disse...

Olá Rodrigo,

... então estiveste em Sintra e não disseste nada...? Podíamos ter combinado um café ;)

Parabéns pela reportagem e pelo modo como expuseste as coisas. Vai muito de encontro com aquilo que eu penso.
Já agora, só para complementar...
Dá para perceber pelas fotos da entrada e pelos cartazes de promoção que já apanhaste as obras... O Centro, no sentido de acompanhar a evolução da arte em Portugal, está em obras estruturais. Reabre no final de Março com uma série de novidades e com uma nova zona onde aos poucos tentará reunir exemplares de maior qualidade, ou seja, será uma espécie de "renascimento" do Museu do Bonsai, que durante anos marcou e apaixonou tantos e tantos visitantes.

Dá próxima, avisa ;)
Abr
João Pires

Rodrigo Sousa disse...

Olá João,Viva!!

Obrigado pelo complemento que fizes-te,é verdade estava mesmo em obras e muitas arvores estavam "recolhidas",mas deu para um dedo de conversa,e para sentir o bom ambiente que se continua a respirar em relação ao Bonsai...

Quanto ao café fica combinado,para quando for por aí,(e umas queijadas também não é mal pensado).

Um abraço grande, daqui da pontinha de Portugal.

Anónimo disse...

e sem duvida um belo local,sempre que passo por la dou sempre uma vista de olhos