domingo, 6 de maio de 2007

ZOUNAS do meu Kintall


Tenho estado a organizar os meus projetos um pouco por temas,projetos de um amador que dedica grande parte dos seus tempos livres a esta actividade  ..

Apenas pelo prazer e tentativa de realizar em cada um o melhor que conseguir em cooperação com a planta,aprendendo com cada uma e tentando aplicar da melhor forma a tecnica que a mesma aceita para chegar á vaga palavra Bonsai.


*


Aos poucos estou a formar algumas seções no meu Kintall  , um  OLEAAL com uma pequena coleção da  magnifica especia Europaea de Oleaceas os Zambujeiros e Azeitoneiras ou Oliveiras mansas que tão bem se prestam para trabalhos nesta actividade; e agrupá-las num espaço.


Estou a formar também o  MONTHE DE A CARICA ,com um pequeno grupo de Ficus mediterranicos que ao contrario das Oleaceas,não é facil de trabalhar nesta actividade , nessecitando de muita técnica , empenho e atenção frequente para se conseguir retirar arvores crediveis e interessantes a nivel Bonsaista .


E a 3ª seção que estou a formar para agora,é a  AFRIKANS KINTALL ZOUNA  onde tenho estado empenhado em trabalhar com especies oriondas do Continente do sol vermelho.
Especies suculentas que também não são das  mais faceis de retirar arvores crediveis,muito devido á impossibilidade de aplicar técnicas de envelhecimento artificial.Tornando-se bastante dificeis os trabalhos estecticos agradaveis e tendo de se ir buscar atrações de formas bastante diferentes das normais na actividade,sendo mesmo controversa em conversas entre ditos representantes oficiais da arte e questionavel muitas vezes pelos mesmos em regras de "constituições" Bonsaistas.

*

Estes espaços do meu Kintall,estão a ser realizados apartir de projectos iniciados do quase nada,de bases em bruto,muitas ainda em recuperação de Yamadori,outras sem qualquer ramificação,e que a mesma será um trabalho vitalicio para alcançar a maturidade.
Ou seja estas ZOUNAS terão muito trabalho e alegria na sua construção e desenvolvimento...

Vou incorpurar aqui para já estas 3 seções  e ir acompanhando e apontando as suas evoluções,novas aquizições até ter as seções completas ,os 1ºs e seguintes trabalhos  e a alegria da interação com as especies e aprendizagem com elas mesmo,com os erros e sucessos de tecnicas que vou aplicando.


*

 
Aqui no meu Kintall electronico vou começar pela

AFRIKANS KINTALL ZOUNA


E qual o carisma que procuro para esta ZOUNA?

Pois claro o carisma das arvores da Africa seca,com as caracteristicas formas que adquirem através dos anos com as copas bastante separadas em espaços vazios e com bastantes tufos muito devido a não terem nessecidade de competir por a luz solar e pelos "aguádos" troncos e folhas pesadas .



 E como é que tenho estado a formar esta ZOUNA?

São especies que não existe por aqui em estado selvagem,e em viveiros normalmente são vendidas apenas arvores bastante novas.
O que para conseguir alguma base que já tenha idade e nebari de raizes grossas e retocidas que são um dos pontos que se pode explorar para partir para um trabalho com as especies suculentas...
Pois o método pouco ortodoxo e numa quase esquizofrenica atitude.Tenho utilizado a técnica da "espiolhagem" de arvores envasadas como ornamentais á porta de casas particulares e canteiros particulares..
Há-os por quase todos os lados envasadas algumas á dezenas de anos..
O que torna a técnica de proposta de aquizição através de uma troca por outra planta mais nova ou florida,muito pouco ortodoxa mas.. eficiente na aquizição de material desta natureza para trabalhar.


Jardins que vão ser desmantelados,com  arvores de dezenas de anos :











Terrenos particulares:


Velhas arvores em vasos em zonas urbanas..


Aqui uma Portulacaria com cerca de 2 metros de altura ..


Tenho gostado bastante do exercicio de conseguir retirar algo de bases com 20,30 anos de envases  , normalmente desde idosos e emaranhados de troncos rectos, que normalmente só se consegue aproveitar as raizes,a velha base do tronco e apenas um ou dois troncos,obrigando a um trabalho de ramificação praticamente do ponto zero.












Como é exemplo esta arvore que estive a tratar com mais de 30 anos de idade num vaso e que nesse tempo apenas lhe foi acrescentado solo novo por 2  ou 3 ocasiões .





A arvore tinha originalmente cerca de 1 metro e meio de altura constituida por troncos grossos, rectos e cilindricos..

Pois a muito custo e observação,apenas consegui descortinar dois troncos que poderão ser o principio do trabalho.(a linha vermelha na foto em baixo).

Para já ficou apenas assim,mais tarde será descoberto o nebari e pensado então o seu caminho..



.
E as raizes são um foco de inicio de trabalho e um atrativo do trabalho,com as formas de varios anos  de vaso,como este trabalho que fiz em mais um vaso com cerca de 20 anos que me foi oferecido:





De toda uma arvore completamente cheia de ramagem,mais uma vez apenas consegui "descobrir" duas linhas que me pareceram interessantes para servir como base de um trabalho de ramificação zero..


A particularidade deste projecto é uma tentativa de solo em que se possa regar a arvore varias vezes por dia sem que as apodreça as suas raizes.Devido ao facto que tenho notado na especie em se desenvolver bastante melhor  regada bastantes vezes,o problema reside no facil apodrecimento das raizes com solos encharcados.

Para tentar resolver e a titulo experimental com este projecto,utilizei um solo constituido apenas por pedaços de tijolo partido e pequenas pedras calcarias numa proporção de 50/50 por cada cento.
Para assim poder regar varias vezes por dia sem apodrecer as raizes..Uma incógnita o resultado deste trabalho??

Pois o entusiasmo em trabalhar estas velhas bases de suculentas e a alegria de tentar tirar algo para um desenho de arvores "Made in Africa"...
Para já apenas alguns projectos que têm dado bastante gozo e que fazem desde já parte destes pequeno agrupamento e que irei registar as suas caminhads no espaço :  


AFRIKANS KINTALL ZONE


Espaço fisico que escolhi para construir  a minha AFRIKAN ZOUNA,virada a Sul com Sol durante o dia todo e que vou registar também a sua "construção" aqui no meu Kintall electronico.
Para já apenas tenho o lugar ,para acolher esta Zouna ?!!



Portas,varandas e jardins os meus olhos andam atentos,aos velhos vasos e velhas plantas  para  adquirir mais algumas bases que ache interessantes para completar este espaço!

Em baixo alguns dos projectos que já iniciei,que vão levar varios anos para estarem minimamente formados,e que tenho estado a registar a sua evolução (quase) em tempo real no tema das Minhas Bases para Bonsai.



ELEMENTOS DA ZOUNA
Para visualizar os registos que vou fazendo para cada planta ,click na imagem de cada uma:

 - Portulacaria Afra -





                                                                             

- Crassula Ovata -







Ovata Oval
- Crassula Ovata -


                


Afra
 - Portulacaria Afra -






Portulaca
-Portulacaria Afra-




Neste tema irei registar e publicar os pequenhos trabalhos,aquizições,modificações,evoluções da minha :

AFRIKAN BONSAI ZOUNA



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



MENU KINTALL

Sem comentários: