sábado, 16 de janeiro de 2010

Historia de uma pequena obsessão

ZEN ESTACA GLOBULUS


 Vou publicar a minha planta de contemplação.


Eucaliptus Globulus

Este enteresse que chegou a ser durante algumas semanas paranoia,nasceu devido aos incendios que se deram em 2004 na zona onde habito.

Toda a fauna praticamente foi devastada,as chamas pegaram em tudo o que era madeira e insectos e muitos animais que viviam selvagens por aqui.
Foram os Pinheiros belissimos e já bastante idosos alguns, foram Sobreiros, Medronheiros,Azinheiras e tantas outras arvores e arbustos que prosperavam em estado selvagem,bem como o mato que servia de abrigo aos animais e de alimento para insectos.Foi uma devastação ambiental.

Quase 5 anos passados,as especies que nasceram das cinzas ,no sentido literal,foi o Eucaliptus Globulus.

Que mais tarde entendi o porquê biologico de tal acondecimento.
Pois pelos campos que arderam,rebentaram em força novas e jovens ramadas da especie nas bases ardidas.
O que aliado ao meu gosto Bonsaista,foi uma admiração e um mar de bases extrordinarias para criar em vaso.
Centenas de centenas de bases fabulosas,por todo o lado, plenas de vida.
Pois começei á procura de imformação se era possivel,retirar alguma com hipoteses de sobrevivencia.
Fui para a net e perguntei em varios foruns,se era possivel fazer o yamadori desta especie.

"Olá a todos. Abri este tópico porque tenho desconheçimento nesta especie. Eucalipto.Espeçie abundante no nosso Portugal,nas matas,florestas,jardins etc... Era interessante possuir um ou dois na coleção visto ser-nos tã Mas, os que se veem são os tais troncos direitos novos, folhas enormes e milhentos defeitos ou seja tudo contra a miniaturizaçao da arvore,por isso mesmo nunca me preocupei nem estive interessado em tentar algo com a conhecidissima especie para transformar em Bonsai . Mas este ano descobri uma serie deles numa zona que foi afectada pelos incendios á cerca de 4 anos, as arvores maior parte delas definaram mas umas tantas recuperaram, precisamente apartir das bases dos troncos,criando hiper-nebaris que com um pouco de habilidade e com a tal paciencia Bonsaista,com certeza faria umas estupendas arvores . Os nebaris são portentosos,retrossidos com troncos em excelente possiçao para criar jins, excelente. Só que as minhas duvidas são na totalidade devido ao global. Inexperiençia com os ditos ,e a principal e para agora a mais importante é esta: Eucalipto yamadori possivel??? Talvez, alguem já tenha tentado sacar, algum assim do genero ? Não faço ideia se têm uma boa resposta ao transplante se respondem bem ao yamodori e acima de tudo se se aguentam (desconheçimento totalissimo). Peço ajuda sendo assim ......""
Copia da pergunta que fiz no forum Bonsai Milenar em 16 Março de 2009.


As respostas nunca foram claras á minha pergunta,mas em compensação houve muitas respostas de experiençias com a especie,e sempre negativa à criação da mesma em Bonsai. Mas houve respostas muito enteressantes nos foruns,bem como alguns mails que troquei também enteressantes,mas como é obvio não posso publicar. Pois procurei informação por todo o lado,increvi-me em foruns da Oceania,foi trabalhar alguns dias sem ter dormido um unico minuto,e pós-trabalho,ia fotografar Eucaliptus e as suas formas e estruturas,podar alguns para ver como se comportavam à poda,enfim uma paranoia.

Fotos que tirei de uns exemplares, que estão como ornamentais no Sul de Espanha.

 



 Na net encontrei as respostas à pergunta clara que me fazia e fiz sobre o yamadori. Pois é completamente impossivel de recolher essas bases para transplantar para um vaso,devido a varios factores. Desesti das ditas bases,mas a minha admiração pela especie em Bonsai aumentou,e muito mais depois de chegar à conclusão que existem excelentes exemplares na Oceania terra de aonde é nativa e que é perfeitamente possivel de a criar para Bonsai,obedecendo a umas certas regras peculiares no cultivo da mesma.


E uma das melhores formas de o fazer,devido ao seu rapido crescimento,é mesmo por Misho. Pois comecei este projecto,não por semente,mas praticamente. Com a recolha de uns pequenos rebentos,do próprio ano,junto ás arvores adultas. Recolhi 3 ou 4 e apenas um "pegou" e é esse,que agora mantenho ,para este meu projeto.

23 Maio 2009


 

Uma planta que tenho gostado de simplesmente a ver crescer.

E que vou também conhecendo alguns habitos dela em cultivo.
Pois vai crescendo e engordando.


O proximo passo é usar um metodo para engrossar mais a base que o restante tronco,que penso alcançar com o conhecidissimo truque de estrangular um pouco com um arame a base.

Recentemente encontrei uma varidade anã da especie numa casa de jardinagem. E adquiri um exemplar para igualmente,ensaiar um projeto na linha Natulista da especie.

Embora dois projetos completamente diferentes ,pergunto-me a mim mesmo,qual deles me dá mais gozo?
Inicio     Menu

Sem comentários: