quinta-feira, 20 de setembro de 2012

OLEAL - AZEITONEIRA - Primeiros trabalhos -- Limpeza da madeira




OLEAL


AZEITONEIRA
19-09-2012

-----------------------------------------------

  LIMPEZA de toda a madeira que é quase a totalidade do troço..

-----------------------------------------------


Ora limpeza da madeira morta ,,,tão simples quanto isso ...limpar...




A árvore é quase na totalidade composta por madeira que já suportou  a árvore e que por algum motivo secou a parte viva ficando claro a madeira..




...... é o que acontece quando vemos as madeiras antigas nas árvores que vão sendo comidas pelos bichinhos que criam aquelas formas absolutamente magnificas e que não passam do trabalho desses bichinhos que vão se alimentando das partes mais fracas que a árvore desprovida da proteção da sua casca não tem chances de se defender indo se deteriorando.
Pois foi o que concerteza acondeceu a este troço por algum motivo ,secura ou praga ou não sei  o trabalho está feito pela natureza, apenas resta limpar os restos de casca e as partes mais podres e uns retoques e a madeira está trabalhada ..facil ter os bichos a trabalhar para nós  melhor que a tentativa de imitarmos essas obras inconscientes com ferramentas de desbaste de madeira..

As palavras anteriores foram somente para explicar que o trabalho que realizei foi apenas remover as partes já semi comidas pelos bichinhos (podres) e mais nada que isso..

Como ferramentas para realizar a limpeza usei apenas um pequeno conjunto de escovas de arame :

Escova grossa
Escova pequena
Escovas de retoques finais



...... algumas horas de labor interessante ir destapando as formas da madeira aos poucos até estar finalizado no seu todo e claro para um admirador de pormenores é ....

A madeira a limpar tinha diferentes fases de decomposição e diferentes tratos consequentemente ...


A foto em cima numera as diferentes partes de decomposição..


...... o estado da madeira que designei por 1 era aquela que mais recentemente secou a parte viva.Que os tais bichinhos ainda não tiveram tempo de roer e decompor ,sendo que  a limpeza baseia-se  apenas em retirar os restos da casca e escovar a madeira sem grande atração como madeira morta desgastada pelo tempo numa planta utilizada para fazer um Bonsai..

Estas partes será posteriormente necessário trabalhar artificialmente, para tentar ao máximo conjugar com as obras naturais realizadas nos outros sectores mais decompostos..
aqueles trabalhos que são necessárias mãos de artista e bastante técnica para poder executar um bom trabalho ,atratívo e  que passe despercebido que é a maior prova que está bem realizado ..
Como as minhas mãos pouco têm de artista normalmente opto por não abusar muito retocando apenas através de lume e limpeza.. )




Limpeza

ferramentas : Formão






Limpa 





...... outro estado diferente da madeira são os setores que se costuma designar de madeira morta natural ou seja já está completamente trabalhada (pelos decompositores).Neste caso depois de limpa ficará pronta (exceto produtos de manutenção e patina do tempo) e com o aspeto final de toda a sua existência no Bonsai.

Um trabalho de limpeza muito mais delicado em que serão nesseçarias as escovas mais finas e neste caso utilizei umas simples goívas bastante fininhas para escarafunchar as partes mais deteriorizadas.
Um trabalho de bastante paciência e mínuncioso que durou algumas horas, contudo se for contextualizado esse tempo no tempo que desejamos que o Bonsai prospere são ínfimas essas horas ..



Limpeza :

Ferramenta : Goivas simples muito fininhas










Limpa











.... outro estado que se encontrava nesta madeira é o estado intermédio entre os dois que registei anteriormente.
Em estado de decomposição mas  não  completamente deliniado ou seja depois da LIMPEZA terá ainda de ser retocada (refinada!!) para poder estar concluído o trabalho..

Neste caso a limpeza que usei foi a grosseira  com a escova grossa de pelos duros depois os as goivas finas e escova pequena de pelos mais macios.



Limpeza











Limpa






E o resultado geral deste meu primeiro trabalho de quatro com a árvore  foi simplesmente a 

LIMPEZA DA MADEIRA MORTA

.. e que registei aqui no seu livro de apontamentos o melhor que consegui da maneira como realizei ..


Visão geral rodando da direita para a esquerda :















.... O próximo passo desta jornada com esta base será a escolha aproximada da frente da árvore e os desenhos imaginários para o futuro da sua massa verde e ramificação..

O motivo de ir realizar esse trabalho e por esta ordem tem a ver com o tratamento dos cortes grosseiros da madeira e o seu disfarce e a eliminação de partes que estejam de sobra.
Para poder realizar esse trabalho pois necessito de ter uma noção do Bonsai no futuro para poder trabalhar a madeira estruturada nesse desenho.



HIPÓTESES DE FRENTES















HASTA 



2 comentários:

mayto disse...

saludos cordiales Kintall, hermoso trabajo en una olea preciosa, felicidades, tu trabajo manual tiene mucho merito, está muy bien hecho, gracias por compartir, también tengo que decir que tu blog es muy agradable e interesante, hasta pronto

Rodrigo Sousa disse...

Hola Mayto.

Bienvenido aqui por mi terraça virtual !!

Muchas gracias por las palabras y sois muy bienvenido a entrar en este espacio qui el bloger me proporciona y comentarlo.

Los trabajos no lo sey se son las mejores maneras de os hacer pero voy disfrutando con gusto y voy registando en el "site" quedando "on-line".

Un saludo desde el Portugal.