terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Museu Municipal Bonsai Alcobendas




MUSEU BONSÁI ALCOBENDAS




Um  lugar quase obrigatório de visita de qualquer aficionado por esta modalidade que passe proximo da localidade de Madrid em Espanha.




A inauguração do museu deu-se no ano de 1994.
Porem a sua historia é um pouco mais antiga..E entre outros fazem parte 3 elementos.



MUSEU BONSAI ALCOBENDAS
Madrid - Espanha


O Sr.Filipe Gonzalez que foi presidente do governo Espanhol,um grande aficionado pela arte com uma coleção que passava dos 100 Bonsai (108); alguns recolhidos pelo proprio, mas a grande maioria ofertas ,e adquiridos no Oriente.(Actualmente no Jardim Botanico de Madrid para onde foram doados quando o Sr. saiu da Presidencia).





A outra pessoa é o Sr.Luiz Vallejo (história completissima sobre este senhor na web Galega do El Tim - CLICK) .Filho de um engenheiro paisagista como ele, que ainda nos anos 70 se começou a interessar pelo Bonsai.





Bonsai da coleção privada de Luis Vallejo,vencedor de varios prémios onde se destaca a 1ª edição do Ginkgo awards na Belgica e novamente no mesmo concurso na edição de 2003 arrecadou o premio para a melhor composição.
Um Pinheiro Sylvestre de yamadori Europeu aqui numa foto no local onde se encontra em exposição permanente captada em Outobro de 2010.





Devido aos livros que o pai trazia de viagens aos Estados Unidos na altura que Jonh Naka revolucionava e mediatizava a arte nesse país da América do Norte.
Pois o seu interesse materializou-se em estudos com Mestres Orientais e nos anos 80,foi contratado para cuidar da coleção de Filipe Gonzalez.

Alguns bonsai da sua coleção expostos permanentemente no Museu,em imagens captadas pelo fotografo Madrileno Miguel Krause :




Pinus Sylvestris





Taxus Baccata






Fagus Sylvatica





Acer Palmatum




O 3º elemento é o "Ayuntamiento"(Camara Municipal) da cidade de Alcobendas.




Uma cidade que se situa a norte da capital de Espanha nos seus arredores.
Pois o "ayuntamiento", incentivado por o aficionado Bonsai que era  presidente na altura,decidio fazer um espaço Bonsai "um Museu",na altura de uma renovação de um jardim da cidade.


E aqui estavam os 3 elementos para que todo resulta-se num espaço  carismático do Bonsai Europeu,e talvez mesmo o mais carismático como espaço publico.


A camara Municipial pressisava de um paisagista para desenhar o Museu..O paisagista pressisava de um lugar para guardar os seus 300 Bonsai particulares...O presidente tinha a sua coleção a cargo dos tratos do paisagista e tinha a vontade de apoiar a contrução do espaço..


Como explicou á cerca de 3 anos o seu actual e unico Diretor até hoje,numa entrevista para a revista digital inactiva actualmente SpainBonsai.com:

- O Museu Municipal de Bonsái de Alcobendas é pioneiro na sua concepção, não só arquitetónica, mas também administrativa (Museu Municipal). O Que é que o levou a impulsionar sua criação? Porquê um Museu de Bonsái em 1994?

Todos conhecem o gosto, desde 1987, do Sr. Felipe González (ex-Presidente do Governo de Espanha) pelo Bonsái. Este factor criou uma divulgação mediática do bonsái, e a oportunidade histórica da criação deste museu. Na época a Camara Municipal de Alcobendas procurava redesenhar este espaço, conhecido como Ribeiro da Vega. Conhecedores do meu trabalho como projectista de espacos verdes, propusessem-me a criação de um museu de bonsái neste espaço verde em desenvolvimento. Fizemos um projeto, financiado pela Camara Municipal.
Assim nasceu o “Museu Municipal de Bonsái de Alcobendas”, que é um espaço singular, não só em Espanha senão a nível mundial, já que rompe o estilo um pouco estereotipado dos museus de bonsái tradicionais para inovar tanto pelo tratamento dado ao espaço, como pelos materiais utilizados na sua construção, como o chão, os pedestais, etc. É um espaço onde se dá um tratamento privelegiado à árvore como elemento escultural.

A gestão do museu nasce de uma união de interesses. Por um lado a Camara Municipal não tinha capacidade técnica para gerir um espaço com estas características e pelo outro, eu, ao não estar integrado em nenhum sistema comercial, precisava de um lugar onde ter minha coleção particular. Assim  empresto a minha coleção ao museu para que a exponha, e o museu suporta os gastos de manutenção e conservação. O museu esta aberto ao publico e também temos inúmeras visitas de Colégios, não só de Madrid mas também de toda Espanha.


O que resultou na obra e espaço Municipal que hoje tem já 16 anos com  um percurso bastante dinamico, interessante e contemplativo para quem o visita...
Desde tratadores de artistas de renome,de David Benavente até Mario Komsta,e de concursos promovidos pelo Museu,como incentivo e reconhecimento a trabalhos realizados na arte,cursos,etc..

Com um enorme leque de especies que vão desde as:

Especies autocnes...


Quercus Faginea



Fagus Sylvatica









Quercus Ilex



Pinus Sylvestris




Os imponentes Pinheiros Sylvestres que estão representados em varios Bonsai no Museu.
Em cima numa foto realizada na Serra de Guadarrama que dista em poucos Kilometros do  Museu e onde abunda esta especie em estado selvagem e até ornamentais dentro de lugares urbanos.









E as Oleaceas de Yamadori Europeu.
Em baixo da coleção de Luis Vallejo duas arvores que estão no museu verdadeiramente...





E uma PIKININA com cerca de 25 cm de altura..

Olea Europaea Sylvestris


Quercus Suber


Punica Granatum






Fagus Sylvatica


E as famosas Sabinas e Teixos (Juniperus Sabina,Taxus Baccata).. Recolhidos na Europa:






..... arvores importadas de trabalhos de grandes mestres da arte.

Adquiridas (pois claro) a Masahiko Kimura a Camara de Alcobendas vai enriquecendo o seu Museu Bonsai tornando  o proprio municipio proprietario de  uma fabulosa coleção ..


Uma Punica Nejikan,que deixa qualquer admirador das pequenas arvores em estupfação:






Juniperus Chinensis



E uma preciosidade com o carimbo do Mestre Japones que não se tem oportunidade de admirar muitas vezes..
Um Pinus Parviflora..Um dos grandes icones da arte Bonsai:




Também em exposição permanente um trabalho de Kimura;adquirido por o director do museu para a sua coleção e que foi a vencedora da Crespi Bonsai Cup 2010.




O museu tem também algumas doações do Sr.Filipe Gonzalez,do actual Rei de Espanha e até do conhecido escritor Colombiano Gabriel Garcia Márquez  .


E esta é a resumida história do Museu, a outra historia  são as arvores que vivem em tal espaço que contam..
E que podem ser admiradas por qualquer pessoa,actualmente apenas aos fins de Semana e dias feriado (Festivos).

Durante a semana faz parte varias vezes do itenerário de escolas e excursões que marcam visitas préviamente e que actua como um excelente meio de divulgação aos jovens,alguns talvez futuros Bonsaistas.



 





Ora aproveitei a minha ida ao Concurso que o proprio Museu organiza de 2 em 2 anos, para fazer algumas fotos das arvores que estavam expostas no Museu e claro para trocar palavras com os funcionarios  e o seu Director.


Em baixo as fotos que organizei para guardar,e faço-o aqui no meu Kintall digital:









































Para algum apreciador de Bonsai que passe perto de Madrid em Espanha,vale a pena sem qualquer duvida passar um bocado a apreciar este espaço suportado pelo Municipio de Alcobendas,que claro vai uma saudação pela iniciativa e lugar para prosperar muitas gerações a natureza em miniatura ..














MENU KINTALL

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP