quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

84º Kokufu-ten Bonsai Exhibition 2010 & Arredores

*************************************

Terminou a edição deste ano, que talvez seja muito mais do que a propria exposição em si.

84ºKokufu-ten Bonsai Exhibition 2010
&  ARREDORES



Foto da exposição deste ano (84ºEdição 2010)



A alegria do Bonsai ,as viagens,os eventos, os acondecimentos, também fazem parte do "mundo" das pequenas arvores em vaso.

Pois esta epoca ,é a viagem ao outro mundo Bonsai,o Kokufu-Ten.
Movimenta milhares de entusiastas em Bonsai (e não só) ,que fazem "chover" em suas Webs,nos Foruns,nos portais de viagens,enfim...todos os anos,nesta altura, os jardins que estão em todos os roteiros turisticos,os espaços que são obrigatorios para os aficionados que visitam a ilha a Oriente.É nesta epoca que o pouco tempo que se tem para a Web é passada a muitos mil Kilometros de distancia,sentado no Divã.


Fotos magnificas e reportagens deliciosas.

As escolas de Bonsai Japonesas enchem de Europeus e Americanos  ,que aproveitam muitas vezes, a data da altura da exposição,para estagiar nas diversas casas de mestres conhecidos,que até dá jeito uma mão de obra de alunos transplante e aramagem,nas suas milhares de arvores para tratar,e que para qualquer Bonsaista Ocidental é uma aprendizagem modelar arvores, que em seu pais vão ter de viver duas vezes para poder trata-las com tal vulgaridade.
E claro...As reportagens da estadia,dos trabalhos,das arvores na web para nos regalarmos de um outro mundo.
De uma outra vertente,os milhares de yenes ou Dollars que movimenta a exposição mais conhecida do mundo Bonsai.

Pois sempre vou guardando algumas fotos, das que gosto mais.
Da Exposição poucas,apenas as que escapam ao policiamento da "Nippon Bonsai Association",mas das lojas inerentes,dos jardins,de viveiros aonde se  encontram amuntuadas e acafunadas arvores que poderiam vencer concursos nacionais em muitos paises,lojas de Bonsai com arvores magnificas,da vila Bonsai,Templos,enfim a festa do Bonsai,na sua vertente do passeio e viagem,que é a Kokufu-ten,talvez muito mais que uma Exposição.
E a sede de guardar e registar esses momentos,e de muitos (felizmente) de o partilhar,fazem do Kokufu Bonsai Ten exhibition e os seus arredores, parte do meu Kintall durante esta epoca.
Quem foi que disse mal da Internet??

Este canto que criei apenas para partilhar o meu Kintall, pois é o que vou fazer com as fotos que fui guardando desta epoca Niponica Bonsai com a publicação do

 "84º Kokufu-Ten e ARREDORES 2010"

A Exposição
(Tokyo-to Bijtsukan)
Ou Museu Metropolitano de Tokio no Parque Unedo (Ueno-Koen).
















Foto de um Bilhete da Exposição deste ano 2010!!



Da exposição, tal como a moda Paris as novas tendencias e "bitolas" que irão ser referenciadas o ano todo, em milhares de conversas Bonsaistas(ou talvez esteja isso a mudar??), algumas fotos que escaparam ,das 276 arvores expostas este ano.




Em baixo fotos da oitagessima quarta edição de 2010:








































































































Em baixo a primeira arvore exposta dos EUA, desde a historia do Kokufu da autoria Doug Paul da especie Tsuga Diversifolia



No espaço inerente à exposição ,encontra-se o mercado Bonsai,Ueno Green Club,que é o mercado de venda Bonsai associado ao evento de varios autores .Aqui aonde as fotos são livres, passei por mais de 1000 talvez,e gostei de quase todas.





































Mas as que gostei mais ,talvez tenham sido as duas seguintes,publicadas na Web PortalBonsai,de uma reportagem magnifica da sua estadia no Japão de Jose Acuña do Bonsai Tenerife.
Gostei pelo simples facto das diferenças de cultura que demostra.Como explicou o autor das fotos,esta arvore encontra-se à venda junto a tantas outras,mas com a  diferença,que passa quase despercebida, de ter sido uma das arvores expostas na edição 82 do Kokufu-ten em 2008.





Da Vila Bonsai mais conhecida do mundo,também todos os anos na altura da exposição, chegam uma grande quantidade de fotos,daquele lugar  que faz parte do itenerário de todas as excursões e lugar obrigatorio para os aficionados que visitam o pais.

Omiya Bonsai Village
"....Omiya:a cidade do Bonsai.Trata-se de um pequeno povo ao Norte de Toquio,porêm praticamente colado com a capital.Esta cidade foi fundada  por volta de 1925,dois anos depois de o grande terramoto que assolou Kanto.Os aficionados de Bonsai da area de Kanto,decidiram levar os seus exemplares para Omiya prevendo futuros terramotos.Ali disponham de dois elementos fundamentais para os Bonsai:agua limpa e ar puro.Hoje nesta cidade do Bonsai são mais de dez produtores de Bonsai e é por isso,a data do terramoto,que entre 3 e 5 de Maio  dirige-se um grande numero de visitantes a  observar os magnificos exemplares .Omiya é também um destino muito visitado na epoca de floração das Prunus..." 





















Por todo o  lado se respira Bonsai e de todos os lugares chegam fotos desse ar carregado,de jardins publicos,de varandas,de janelas de lojas de todos os cantos.

Aqui uma entrada de um Templo

A janela de casa de uma residencia

Um jardim publico

Uma varanda de uma residencia

E dois exemplares de Juniperos com idades que rondam os 500 anos,num jardim publico da cidade


Nas viagens dos aficionados à exposição, há sempre dias marcados para visitar viveiros e lojas de Bonsai (este ano não fugio à regra).Alguns dos nomes mais conhecidos do mundo Bonsai.












Kunio Kobayashi
Shunka-en Bonsai Museum






Loja Shinji Suzuki





Do itenerario da semana Kokufu,também fazem parte os Jardins Nacionais,os Templos,os museus,espaços lindissimos que os autores das publicações das fotos nos regalam nos diferentes anos.Em baixo as que guardei de Fevereiro de 2010:





















































E foi esta a minha partilha com algum interessado.
Quanto às arvores da exposição fica para quem adquirir,o magnifico livro aonde se encontram empressas as fotos dos Bonsai expostos,para vermos as novas tendencias Niponicas.




Para nos regalarmos ficam as fotos tiradas nesta edição da arvore vencedora do habitual concurso que compôe a exposição,a segunda e terceira classificada:


1ºclassificado 2010
Estilo cascata Japones (Pinus parviflora)








2ºclassificado
Infomal inclinado Japonês (Pinus thunbergi)



3ºclassificado
Tronco duplo Punica granatum 'Nejikan'





Um outro mundo,uma tradição diferente, uma diferente vertente,em que pessoalmente admiro-as todas quando realizadas com gosto...
As fotos em exclusivo foram sendo guardadas por mim de diversos blogs,Sites e foruns que foram publicando quase em direto na semana da exposição.

9 comentários:

Jere disse...

Que suerte poder ver todas estas maravillas. Fantastico reportaje. ¿Cual ha sido el árbol que mas te impacto? ¡Saludos!

Nuno Nunes disse...

que espectaculo, grande reportagem.
as árvores japonesas são de excelencia.
um grande abraço
Nuno Nunes

Luís Cunha disse...

Olá Rodrigo,

Parabéns pela excelente reportagem que apresentas! Belo trabalho ...
Muito obrigado pela partilha e por nos proporcionares sonhar com essas árvores e jardins mágicos!!

Grande abraço

Rodrigo Sousa disse...

Olá,viva aos três..

Obrigado,gracias, pelos comentarios,um sonho mesmo.
Jere "sin dudas" a foto(Bonsai) que mais me impressionou foi a vencedora da Exposição,o Pinus Parvifolia magnifico...Impressionante..e quem sou eu para discordar do juri do Kokufu?

Saludo,e cumprimentos Jere,Nuno e Luis.

anne disse...

woh! really impressive pics! Thanks for sharing them with us. Saludos from Germany - abana and thanks for following my blog....

Rodrigo Sousa disse...

Hello Anne.
Thanks for the words.
I'm glad you enjoyed.
Congratulations for your website, i really like.

From Portugal
Greetings
Rodrigo Sousa

Demis Lima disse...

Meus sinceros parabéns!

Sebastian H. disse...

Wow, that kind of trees are very beautyfull! I think it's evrybody's wish to make a tree like this you schown. simply wonderfull. Thanks from Germany. Sebastian H.

Rodrigo Sousa disse...

Obrigado Demis e benvindo por aqui.

Welcome where Sebastian,is the dream of all Bonsai passioners the trees of that Japonese event..

From Portugal a big salute to Germany where i have a good freinds.