quarta-feira, 1 de junho de 2011

Historia possivel de uma arvore de 600 anos - Majesty Fredville Oak

É bastante raro ter tanta documentação muito antiga sobre uma arvore.
Por isso achei interessante a historia deste Carvalho(Quercus Robur) que está á cerca de 600 anos em desenvolvimento em Nonington,Kent na Ingaterra.
E que é conhecido e apelidado de:

Majesty  Fredville Oak

Fazia parte da entrada de uma mansão de uma familia muito antiga inglesa de Nothingham que possuia também uma mansão em Kent,e onde viveu John Plumptre um ilustre "sir" da altura,talvez por isso por vezes apareça a arvore como que por acaso em gravuras da mansão de tal personalidade,ai foi crescendo dentro da propriedade sem nunca ser destruida ou apanhada pelos fogos que atacam ferozmente nas florestas.

Ironicamente a mansão foi destruida por um incendio em 1940 mas a arvore resistio e continua a resistir no agora "FredVille Estade Park",que em 2007  foi passado para propriedade Estatal, e o Carvalho um simbolo do parque, foi tornada arvore da rainha e do pais.

Como dados técnicos em tradução livre da seu B.I.
"Majesty é o mais gordo Carvalho comum(quercus robur) da Grã-Bretanha. A sua altura é de 20,3 m 12,21 m perímetro, a 5 pés (1,52 m) 12,09 m, 12,80 m, 1,0 m de altura acima do nível do solo e cerca de 18,7 m. As medições dos últimos 180 anos indicam que o aumento Majesty ainda é bastante rápida de espessura, com cerca de 2 cm por ano."

Falta dizer que a arvore já atravessou seis seculos.


Esta primeira foto foi tirada pelo marido de uma senhora holandesa(que aparece na foto) que também se interessou pela historia desta arvore e pesquizou bastante até aonde poude o seu passado,só sei que o nome do marido é Gerti devido á foto estar com o seu nome, tentei contactar a senhora pela internet mas não consegui.(o mail já não é o mesmo,qualquer coisa).


A foto foi tirada em julho de 2003

 
Em 2007
O fotografo Jeroen Philippona,fez também estas bonitas fotos da arvore.



Mas um dos motivos que me atrairam na Majesty, foi mesmo a documentação e muitos registos de tal ser, que se encontram ainda hoje preservados.
Uma das imagens mais antigas da arvore é de 1804 numa pintura que tem por nome "Fredville in Kent -- The Seat of John Plumptre Esq."
Que foi uma encomenda na altura, para um relato topografico da cidade de Kent.
E claro a Majesty fez parte da coleção.
O autor é um artista chamado Willian Green(1760-1823).

O quadro  encontra-se actualmente em Nova York na galeria "George Glazer Gallery New York".





Aqui uma gravura da arvore de 1825 de um famoso livro de gravuras de arvores, que  ainda hoje é bastante procurado e comercializado,em sucessivas edições.

O capa do livro original de 1830.


A historia contada já na altura nesse livro do "Oak de Fredville"



E a gravura contida no livro que foi realizada 5 anos antes de o livro ser editado.
1825


1838 volta a estar documentada a arvore. Desta vez  num postal.Feito á importante mansão da região" Mansão de Fredville" e por acaso lá está a Majesty na gravura.



Por volta de 1900 começou a ser construido o Fredville Park e  muitos "yamadoris" de velhicimos especimes igualmente ,foram executados,O Carvalho resistio pela sua imponidade e beleza e começou na altura a ser apelidado de "Fredville Oak King",só mais tarde passaria oficialmente a mudar para o seu actual nome.


Mapa do parque na altura já com referencia á arvore: no mapa"Oak"


Aqui agora já em fotografia em 1926 num postal da Mansão e da arvore que nessa altura  apresentava um grande buraco de um ramo que fora quebrado á pouco tempo.Esse buraco talvez seja o inicio da arvore ser praticamente oca na base, actualmente.


E outro importante livro sobre as arvores com bastante carisma e idosas de Inglaterra ,  produzido por um  senhor que tem feito um grande trabalho sobre arvores admiraveis e tem vindo a publicar em livro e não só,entre algumas publicações em livro que tem feito,um deles é quase um ex-libris das arvores do Reino Unido chamado"The remarcables trees of Ingland"


O Sr. chama-se Thomas Pakenham e entre as arvores que elegeu como remarcaveis para o seu admirado livro ,pois não faltou a Majesty e a foto claro.


A Majesty

Pensa-se ter sido semeada numa florestação de Carvalhos Comuns em 1574,mas não achei nenhum documento sobre isso,se algum dia achar pois edito aqui neste post.


Uma historia que achei engraçada,não tem muito a ver com tecnicas Bonsai,mas talvez tenha a ver com algumas partes do Bonsai,o misticismo e a relação de ser unica cada arvore e seu encanto.
Chamou-me á atenção e resolvi publicar esta pequena historia de uma arvore com uma grande existencia(para além de ser mais outro local que tenho de visitar,a minha agenda está a ficar preenchida).



Tenho chegado mesmo á conclusão que talvez seja mesmo por aonde se deva começar,pela observação da natureza,e das suas mais variadas experções para se poder compreender e dar significado ao nosso hobby ,ou arte para os mais talentosos,o meu quintal.



Inicio     Menu

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP