sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ficus Carica - Uma formula para adquirir material base para trabalhar Bonsai

Existem algumas especies do meu Kintall,que desde á uns tempos para cá que tenho ensaiado chegar a 100 por cento de sucesso na aquizição de material de base para trabalhar.

Este ano em 3 delas consegui o pleno.
Vou organizar e guardar as formulas que tenho usado aqui neste espaço registando e arrumando este "capitulo". 
E das 3 especies vou começar por registar o metodo da especie:


FICUS CARICA

UMA FORMULA PARA AQUIZIÇÃO DE BASES DE TRABALHO PARA BONSAI




Uma formula bastante simples e sem grandes procedimentos especiais.
E que no meu caso resultou em  exito total.

Pois o método que tenho usado para tal,é a reprodução através de estaquia mais vulgarmente chamado por :


ESTACAS

A grande vantagem do metodo é sem duvida conseguir obter bases para trabalhar já  bastante avançadas,e quase uma infinidade de formas e troços para escolher,quem tenha possibilidades de ter arvores da especie em campos perto de si,bastando para isso a paciencia para "procurar" em arvores  troços que darão para uma base de trabalho agradavel.

Outra vantagem é a maneira como a especie reage á estaquia lançando facilmente raizes em troços de qualquer espessura e de qualquer parte de uma arvore mãe,obtendo em poucos meses uma nova arvore com uma consistencia radicular segura para alimentar a arvore.


E de forma sucessiva passo a registar a maneira de fazer.
Começando obviamente,por uma das partes mais importantes para num futuro poder ter um  Bonsai que se goste  na  coleção:



 -OBTENÇÃO DE ESTACAS -

Ora uma fase de bastante paciencia e de belos passeios,aquele troço entre dois ramos que dariam uma boa base para começar a formar um Bonsai.
Para isso pois basta procurar,imaginar,sectorizar troços com os olhos e imaginá-los num vaso com ramificação trabalhada posteriormente:







 Kengai!!


-FERRAMENTAS PARA COLHER ESTACAS -

Ora nada mais simples (ao contrario de outras tecnicas de obtenção de bases para criar uma arvore miniatura em vaso).
Para recolher uma base bastante agradavel para Bonsai basta :




- UMA FERRAMENTA QUE CORTE MADEIRA.
Um serrote ou uma serra ou moto serra,algo que corte madeira..


- PRÉ ENVASE -

Com o troço selecionado e despegado da arvore mãe,é nesseçario prepará-lo para envasar,nada mais facil.

Cortar todo o troço de maneira a ficar apenas a parte que futuramente será usada no Bonsai,se nesseçario uma limpeza da casca e bastante importante a hidratação da propria estaca.

- LIMPEZA
Antes de envasar torna-se mais facil de limpar a estaca de fungos que muitas vezes vêem agarrados á casca.
Resta limpar bem com alguma escova de plastico e se nesseçario um pouco de detergente ou sabão.



- HIDRATAÇÃO

Antes de envasar,para hidratar a estaca, 1 dia ou 2 dois ,e se nesseçario pode mesmo permanecer durante varios dias e mesmo semanas com a base do troço submerso em agua pura.
E o simples processo pré envase fica concluido.


- ENVASE -

SOLO:


- 50% Casca de Pinheiro
-50% Argila expandida
- Pedriscos (q.b)




Quanto ao PH esta mistura fica praticamente neutra;sendo a Argila alcalina e a Casca de pinheiro acida.Retendo bastante humidade,sem o risco de encharcar.
Uma outra razão porque uso este tipo de solo para estaquias,é a facilidade de retirar o solo sem partir uma unica raiz na altura do transplante.

Mas é obviamente bastante subjetivo, pois existe um sem numero de boas opções de misturas para solos para enraizamento de estacas e que cada pessoa usa normalmente o que melhores resultados lhe fornece.



VASO:


Um recepiente de plastico,um vaso um garrafão de plástico, que seja.
Nesse vaso,faço uns buracos finos de drenagem para não ficar agua estagnada no solo.




FIXAÇÃO AO VASO:
Fixar o melhor que conseguir a estaca ao vaso através de arames,para a estaca não mexer absolutamente nada na altura de lançar as primeiras raizes.


RETENTOR DE HUMIDADE:

Para que a estaca tenha uma elevada percentagem de humidade,o que vai desencadear o processo de lançamento de raizes,uso um sistema muito simples para esse efeito.

O objectivo é tentar o maximo de humidade possivel na estaca(reproduzindo o mesmo efeito numa escala individual e artesanal) de sistemas de nublização usado em  enraizamentos industriais em que se atinge os 100% de humidade em redor dos troços a enraizar.

Com um simples plastico a envolver o vaso vedado,consegue-se niveis de humidade elevadissimos em redor de o troço a enraizar.O que vai estimular e favorecer um desencadear de processos na estaca para produzir raizes que futuramente irão alimentar e uma nova vida individual (reprodução),através de um simples troço retirado de uma arvore mãe. 




Em cima uma imagem de uma estaca antes de colocar e vedar com  plastico.
Com uma armação improvisada com arame de forma a que o plastico não tenha contacto com a planta na altura de brotar,e ao mesmo tempo não ter superficies de encharcamento na parte aeria da estaca.

Em baixo o simples processo concluido,e pronto para deixar a natureza da especie trabalhar,na formação de  raizes.
Com a colocação de um plastico (neste caso um saco negro) vedando completamente a parte aeria da estaca.



- A HUMIDADE -

..antes de fechar o saco regar abundantemente com agua pura.


- OS TEMPOS -


- 20 DIAS
..simplesmente sem mexer,e ao fim de 20 dias faz-se um pequeno buraco no plastico para regar novamente.


 - 30 a 40 DIAS 
..abrir um pouco o saco observar se tem brotes.Então aí,destapar um pouco o saco e ir pulverizando diariamente.


- 50 DIAS 
..verificar se tem uma boa brotação ou caso se encontre envasada num recepiente transparente verificar se tem um bom plano de raizes.









- FINAL -

..caso tenha decorrido tudo normalmente a nova planta formou já raizes capazes de sustentar alguma  brotação,e a brotação irá incentivar novas raizes,um circulo vicioso.
Está então concluida a 1ª fase do enraizamento pode-se retirar completamente o plastico envolvente e colocar a nova planta num local abrigado e sombreado.
Nesta 2ª fase do enraizamento,pois convém não deixar a planta secar o solo,e manter um pouco de humidade na parte aeria pulverizando diariamente .










- ALTURA DO ANO -

- MEADOS PRIMAVERA

..pessoalmente na região onde vivo,os melhores e mais rápidos resultados foram conseguidos em estacas obtidas em meados da Primavera .

Tendo experimentado no fim do Inverno quando a arvore mãe começa a brotar,com resultados possitivos também,mas bastante mais lento para começar a criar raizes.
Em pleno Verão os resultados que obti foi um lançar muito fraco de raizes e uma brotação muito timida,com o risco de secar no Inverno antes de ter raizes suficientes para prosperar.

O que pessoalmente me ensinou que a melhor altura para colher e envasar as estacas,seja portanto a Primavera (na região aonde habito - Meados de Abril até fins de Maio)



Fica aqui registado os resultados de 3 anos de experiencias até chegar a 100% de sucesso.Os "timings" que colhi melhores resultados,e alturas do ano, pequenos pormenores que faziam com que fracassassem alguns enraizamentos.
Começando por envases sem cobertura de plasticos para reter a humidade o que levava grande parte a secar,ou pequenas estufas completamente vedadas  que encharcava o solo apodrecendo as raizes que a estaca lançava,enfim pequenos acertos até conseguir 10 em 10 ou 20 em 20 ou seja 100% de sucesso com qualquer troço que adquira.
Tendo como recompensa uma exorbitante quantidade de troços e formas,para de uma forma simplissima poder obter uma base para tentar realizar um Bonsai,devido á também  elevada quantidade de arvores que crescem nos campos da natureza,na zona que auto-denomino por o meu Kintall.

--- Este metodo  tem resultados positivos ,em qualquer espessura ou parte de arvores na natureza em estacas de especies de  Bougainville  (CLICK - Estaca de buganvilia by web  Al-garb Bonsai) e  de Salix ---



Nota:
Esta publicação não tem de forma alguma a intenção de ser didática.
Apenas fica registado um metodo simples e artesanal,que tenho obtido resultados positivos pessoalmente.
E que quem sabe poderá ser util e  melhorado por alguém que se interesse por a aquizição de bases de trabalho com esta especie.









90 DIAS DEPOIS PRONTA PARA PLANTAR EM AKADAMA.






E FINDAR O PROCESSO DE ENRAIZAMENTO COM CRESCIMENTO LIVRE DURANTE UMA EPOCA..

3 comentários:

Edicarlos disse...

EXCELENTE TRABALHO AMIGO!!

meus parabéns!

estou extasiado de ver o resultado que conseguistes!!!

moro no sul do Brasil e pelo que me constas você fala de Portugal não?

aqui tbem temos ficus mas agora estamos no período de inverno, assim que a primavera chegar colocarei em prática as fórmulas apresentadas por vós!!!

muito obrigado por este espaço.

Rodrigo Sousa disse...

Olá Sammer muito bem vindo por aqui.

Sim estou do lado de lá do Atlântico visto daí o do lado de cá visto daqui,também estou no Sul.

Fico contente que seja útil o "post"
e claro gostava também de saber e cambiar resultados.

No Inverno é um período bom para observar troços interessantes para cortar mais tarde porque é a altura em que a árvore está despida ou com menos folhas aí no Brasil onde penso (não sei se estou certo?) que a espécie se comporta como perene.

A melhor sorte e obrigado pelo comentário.

Rodrigo Sousa

JCordas disse...

Olá Rodrigo Sousa, gostei muito do seu artigo, como tenho um bonsai de ficus carica como pode ver na página
http://bonsais.blogs.sapo.pt/7041.html estou a pensar criar outros a partir de uma figueira por aqui disponível, o meu objectivo é desenvolver novos conhecimentos na poda. Te^m algumas sugestões? Já agora se quiser trocar de links agradecia.