segunda-feira, 30 de julho de 2007

5 Bonsai para uma Galeria Olea Europaea Bonsai

GALERIA OLEA EUROPAEA

Uma das princesas do Bonsai Mediterranio,senão a Rainha e devido à sua abundancia e por as conhecidas razãos positivas para criar e reproduzir como Bonsai,para além da quase perfeita aclimatização ao meu Kintall, constantemente troco palavras e conhecimentos com apreciadores da especie e com alguns colecionadores.

Foi o que acondeceu com os 5 bonsai que vou incorpurar na galeria de Bonsai desta especie.


As 2 primeiras de  mesmo proprietario e de dois carismas diferentes.

Uma semi-cascata simples, que não é dos estilos mais usuais de ver em trabalhos com a especie,embora em estado selvagem seja  bastante observado,especialmente em zonas rochosas.



Da variedade de cultivo,Olea Europaea spp. Europaea:
Autor e proprietario - Sebastiano Di Pietro


Também uma Azeitoneira, Oliveira mansa ou Oliveira de cultivo ,num estilo que não é muito comum observar em Bonsai de Oleas.
Um Moyogi classico que gostei bastante,e curiosamente o autor  a tem para venda..


 


  Diversos estilos, diferentes carismas os trabalhos com a especie,que cada observador ou aficionado  gosta de mais de um ou de outro,as varias vertentes e gostos mesmo dentro de trabalhos com a mesma especie...O Bonsai ...

Asociación Bonsai de Alcobendas

E  um Bonsai da coleção de um dos pioneiros dos trabalhos com a especie na Europa,e que se encontra na Ilhas Baleares em Espanha na Escola Bonsai de Menorca de Antoni Payeras:



E ainda de outro carisma,um bonsai de um genero cada vez mais  mediatico com vasos rusticos Europeus para arvores rusticas Europeias.

Do Bonsai Club Amici del Verde de Milão em Italia, numa foto no concurso/expo do ano passado que o clube organiza anualmente.






2 comentários:

Anónimo disse...

olá kintall,
adoro bonsais em "cascata"(acho que se diz assim).
Estes são mesmo bonitos.
Um abraço
MikMary

Rodrigo Sousa disse...

Olá MikMary.

Benvinda aqui a este espacito,das coisas que gosto relacionadas com os Bonsai e a natureza.
Esteja á vontade para comentar sempre que desejar.

Tenho visto as suas fotos e já lhe "robei" duas,aqui desta zona, que gostei bastante.

Sim normalmente chamam cascatas a essa forma dos Bonsai ou em Japonês que não está "legislado" mas é muito usado na Metalinguistica do Bonsai: Kengai.
Os 1ºs alunos de Bonsai que foram para o Japão e que rapido passaram a Professores fora da Ilha.Nessa altura quase não se sabia o que era Bonsai fora do Oriente e qualquer pessoa que soubesse fazer algum procedimento da arte rapido passava a professor..E foram eles que troxeram as palavras Japonesas para os alunos e mais tarde livros que publicaram e foi ficando por todo o lado até se tornarem parte do vocabulario tecnico universal do Bonsai .Pode ser que um dia destes alguma associação se lembre de "legislar" o vocabulario Bonsaista.Bom mas muitos idiomas traduzem (os Franceses - Quase tudo,até os Inglesismos Informáticos) para o seu idioma o que penso que neste caso dá Cascata ,aqui na Costa Vicentina é a forma que se vê mais,talvez por isso também tenho um "fraquinho" pelas cascatas.

Obrigado pelo comentario.
Uma saudação
Rodrigo Sousa