terça-feira, 17 de julho de 2012

OLEAL -- Nossa Oliveira ... Verão 2012


-----------------------------------------
....Continuação da Historia de uma base ruin!!
-------------------------------------------------------------------------------



nossa oliveira 

*******************************************

Verão 2012

*******************************************

Uma planta que tem-me dado muito prazer  e que começou de um pau de Zambujeiro ou Zambujo  (Olea Sylvestris) um trabalho do nada que é gratificante ir construindo e que dá um sentimento que sou adepto na actividade Bonsai ,a aplicação de técnicas de formação apartir de bases nulas quanto a carisma Bonsai e a tentativa de através do tempo tentar construir um Bonsai.

Chamei-lhe A nossa Oliveira devido ao objectivo  de realizar uma pequeníssima árvore à imagem da própria espécie nos campos e dentro de um contexto de diversão e estimação..
 É a história de uma base ruim que estou na 2ª fase de treino e que tenho estado a registar neste endereço aqui do Blog:

http://kintall.blogspot.pt/search/label/Nossa%20Oliveira%20-%20Olea%20Sylvestris



16-07-2012












A observação da planta foi realizada e pareceu-me tudo dentro do normal e dentro do estágio que atravessa :
Fase 2 do seu desenvolvimento ...


 Esta fase consiste na elaboração da ramificação secundária, que como escolhi para este projeto  irá ser todo realizado através da técnica de Corta & Cresce na tentativa de criar conexidades bem elaboradas e sinuosidade da ramificação ..

O trabalho que acabei por realizar relacionou-se apenas com a criação da ramificação base da árvore com a poda atrasada exatamente em busca de tais aspetos visuais no final da sua formação.


A poda :






****************************************









Acabou por ser o unica tarefa que realizei na árvore a sua poda atrasada e que talvêz seja até ao final da próxima época os únicos trabalhos a realizar.

Tendo como plano a manutenção por mais uma época da planta cultivada neste mesmo recipiente e solo.Que parece-me apropriado para esta altura da formação com bastante espaço para as raízes e risco menor de desidratação.
Apenas para daqui a duas épocas penso transplantar para o vaso de cerâmica mais condizente com Bonsai ,com menos solo para entrar na Fase 3 do treino.

Em agenda fica apenas pequenas podas e somente para daqui a um ano devo realizar novo registo após outra poda que se tudo correr normalmente creio que talvez seja a última desta fase..

Até lá vai para o seu lugar no meu Kintall físico com a prioridade ao seu cultivo.
Devido a quantidade de solo que tem poderá estar em sol direto sem grandes preocupações com regas uma vez por dia apenas e devido á fase de formação que se encontra também se a planta continuar a responder não há motivo para deixar de aportar nutrientes no Verão.  




---------------------------------------------------------





domingo, 1 de julho de 2012

KURAMA



kuramas ou Pedra Lua

A denominação das pedras Kurama provém do nome do rio Kuramagawa, que se encontra perto de Kyoto, no Japão. Foi nesse rio que se formou uma "veia" de granito ferruginoso que deu lugar a estas conhecidas pedras.

Os blocos das ditas pedras (Kurama ishi) normalmente eram encontrados em forma de camadas planas ou curvas, que ao separá-las davam origem a diferentes formas fazendo-nos lembrar os diferentes ciclos lunares, como Mikazuki (quarto minguante). Mas a mais frequente era a Funagata ( em forma de barca), muito utilizada para Bonsai de estilo inclinado. Também há os Kuramas de formas mais planas, indicados para a formação de bosques.

Entre a classificação de Kurama existe outra variedade denominada Kurokurama, de côr negra e que se utilizam para os Suiseki e Ikebana.


From : LUSO BONSAI FORUM (click)